Eventos climáticos extremos são desafio para energias renováveis, diz empresa norueguesa

Apontadas como solução para a redução das emissões de gases do efeito estufa, as energias renováveis também terão que se adaptar à emergência climática. O alerta é de Pål Strøm, vice-presidente de Operações e Manutenção da norueguesa Scatec, que tem atividades em quatro continentes.

"O que temos visto nos últimos anos é que os eventos climáticos são mais frequentes e mais extremos do que no passado", diz ele. "Isso gera algumas necessidades, tanto no que diz respeito ao projeto e construção de nossas usinas de energia quanto em como as operamos."

As adaptações são um fator adicional de custo dos projetos, que demandarão mais aço ou cimento, por exemplo. No Brasil, a empresa inaugurou recentemente a usina solar Mendubim, no Rio Grande do Norte, já com sistema de drenagem mais robusto para enfrentar inundações.

Strøm afirma que os prêmios de seguro para o setor já refletem o aumento do risco e as adaptações são fundamentais para garantir melhores contratos. "É difícil prever o clima futuro, mas é isso que estamos tentando fazer."

💥️Como as mudanças climáticas têm impactado os negócios ao redor do mundo?
O que temos visto nos últimos anos é que os eventos climáticos são mais frequentes e mais extremos do que no passado. Isso gera algumas necessidades, tanto no que diz respeito ao projeto e construção de nossas usinas de energia quanto em como as operamos.

Os principais riscos aos quais estamos expostos são chuvas intensas e inundações, ventos fortes e tempestades de raios. Na Malásia, por exemplo, construímos uma de nossas usinas solares bastante próxima à costa em uma área muito plana. E experimentamos chuvas sem precedentes devido às recentes monções, com volumes de água que a usina não foi capaz de lidar.

Inicialmente, tivemos que desligar a usina, pois a água estava subindo acima dos módulos solares. A usina foi desconectada e então tivemos inundação de alguns equipamentos. Então a usina, ou parte dela, ficou inoperante por um tempo antes de conseguirmos colocá-la de volta em operação.

O que você está lendo é [Eventos climáticos extremos são desafio para energias renováveis, diz empresa norueguesa].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...