Tufão extremamente forte atinge sul do Japão e deixa ao menos 3 mortos; veja vídeo
Um tufão "extremamente forte" atingiu a ilha de Kyushu, no sul do Japão, na manhã desta quinta-feira (29), no horário local, de acordo com a agência meteorológica japonesa.
Pelo menos três pessoas morreram, e dezenas ficaram feridas no que as autoridades alertaram poder ser um dos tufões mais fortes a atingir a região.
O centro do tufão Shanshan avançou para a ilha nas proximidades da cidade de Satsumasendai, na província de Kagoshima, localizada na ponta sul do arquipélago, por volta das 8h (20h de quarta em Brasília), segundo o departamento meteorológico.
O secretário-chefe do gabinete do governo japonês, Yoshimasa Hayashi, confirmou em uma entrevista coletiva que, além dos três mortos, uma pessoa estava desaparecida. A agência de gestão de desastres disse haver 45 feridos.
Na véspera, Hayashi havia alertado que o fenômeno traria "ventos violentos, ondas altas e uma tempestade em níveis nunca vistos por muitas pessoas".
A agência meteorológica previu 1.100 milímetros de precipitação na ilha de Kyushu entre quarta-feira e a manhã de sexta-feira (30), o que equivale ao previsto para a região em um período de seis meses.
As autoridades da província de Kagoshima recomendaram que 56 mil habitantes saíssem de suas casas e se dirigissem a locais seguros. Os fortes ventos e as chuvas torrenciais derrubaram a energia, atrapalhando o tráfego aéreo e forçando grandes fábricas a fecharem.
A Toyota suspendeu as operações em todas as suas unidades no Japão, enquanto outras montadoras, como Nissan e Honda, e empresas de semicondutores também interromperam temporariamente a produção em algumas fábricas.
O funcionário de uma funerária, Tomoki Maeda, estava em um carro da empresa quando o tufão atingiu a cidade de Miyazaki, no sul de Kyushu, quebrando janelas, derrubando linhas de energia e as paredes de alguns prédios. "Eu nunca presenciei um vento tão forte ou tornado em meus 31 anos de vida", disse Maeda à Reuters.
O que você está lendo é [Tufão extremamente forte atinge sul do Japão e deixa ao menos 3 mortos; veja vídeo].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments