Como evitar que o ganho de peso com a idade comprometa sua qualidade de vida
Não é nenhum segredo que a velhice pode roubar a nossa força. O desgaste muscular relacionado à idade –conhecido como sarcopenia– pode, eventualmente, levar a mais quedas, internamentos hospitalares, à dificuldade em caminhar ou usar o banheiro, além de acarretar menos independência geral. Isso pode significar a necessidade de cuidados residenciais para idosos.
Muitos imaginam que uma pessoa com essa condição é idosa, frágil e muito magra. Mas, na verdade, até os que não são magros –e nem idosos– podem ter sarcopenia.
A obesidade sarcopênica ocorre quando há excesso de peso corporal –principalmente gordura– e perda de muita massa muscular e força.
A doença, causada pela falta de exercício e pela má nutrição, pode surgir sorrateiramente e instalar-se muito antes de o portador perceber que há um problema. Pode afetar grupos saudáveis, especialmente a partir da meia-idade.
Uma condição oculta
É uma condição oculta. Por fora, a pessoa pode parecer ter sobrepeso ou obesidade –mas, por dentro, ela perdeu muito músculo e potência.
Ou pode, também, não aparentar estar acima do peso, mas, internamente, teve queda de vigor e aumento de gordura. Isso significa que um indivíduo na faixa dos 60 anos que ainda usa roupas do mesmo tamanho que usava aos 20 anos, igualmente, pode ter obesidade sarcopênica.
O que você está lendo é [Como evitar que o ganho de peso com a idade comprometa sua qualidade de vida].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments