Com 90 metros, maior charuto do mundo fica protegido em um forte em Cuba

A morada do charuto em Cuba: o Castillo de los Tres Reyes del Morro, em Havana - Giacomo Scandroglio/Getty Images

Ele foi confeccionado em 2016, na ocasião dos 90 anos de Fidel Castro. A homenagem é tão comicamente comprida que caberiam 47 Castros deitados, enfileirados, em toda sua extensão — isso porque Fidel era bem alto, tinha 1,91 m. (seguindo a mesma conta, a extensão do charuto cobriria 51 Che Guevaras ou 55 rainhas Elizabeth em sua juventude).

Cairo, mais conhecido como Cueto, é figura conhecida no livro dos recordes. Estreou em 2001 com um charuto de 11 metros, o que já era um absurdo, convenhamos. Em 2003, subiu o próprio recorde para 14,8 metros. Em 2005, 20 metros. Em 2008, 45.

Então, om casal americano chegou aos 59 metros, mas em 2011 Cueto recuperou o trono com um charuto de 81 metros. "O recorde tem que ser cubano porque Cuba tem o melhor tabaco do mundo", declarou, à época, o homem que já bateu o mesmo recorde seis vezes.

Charuto cubano sendo enrolado - Arsgera/Getty Images/iStockphoto - Arsgera/Getty Images/iStockphoto Charuto mais longo do mundo fica em fortaleza de Cuba - Reprodução - Reprodução

A longilínea homenagem está preservada em um lugar à altura. Ela tem seu cantinho próprio em um dos pontos mais importantes da história de Havana, o Castillo del Morro.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Alfredo Ottonello (@ottonelloalfredo)

A fortaleza, localizada em um promontório rochoso na entrada da baía de Havana, começou a ser erguida em 1589 (o farol, sua estrutura mais reconhecível, é de 1845). O Castillo de los Tres Reyes del Morro - eis o nome completo, em homenagem aos Reis Magos - servia para proteger os tesouros acumulados no porto, pois os navios que saíam de diversos pontos da América Espanhola paravam em Havana antes de voltar à Europa.

No século 18, a capital cubana era a cidade mais importante do Império Espanhol no Novo Mundo. Piratas viviam cercando Cuba, e os ingleses chegaram a conquistar a cidade por breves 11 meses. Foi o suficiente para a Espanha, após reconquistar Havana, erguer um novo forte, ao lado do Castillo del Morro.

Baía de Havana retratada por Johannes Vingboons em 1639 - Domínio público - Domínio público

Quando bateu o último recorde, Cueto disse que se o "Comandante" chegasse aos cem, ele faria um charuto de 100 metros. Fidel morreu poucos meses depois.

Cuba vem mudando aos poucos na última década. Os irmãos Castro já não estão no poder desde que Raúl se aposentou, no ano passado, violentos protestos contra as faltas de liberdades e a crise econômica explodiram, o casamento gay foi legalizado em setembro deste ano.

Regimes vêm e vão, por mais que nessa ilha tais coisas possam demorar um tanto mais. Mas o tabaco persiste, pois não se trata de uma tradição inventada para o país.

Faz parte da história há mais de 12 mil anos. Era usado em cerimônias indígenas para invocar os deuses.

Mas eram diabos que apareciam na cabeça dos europeus que viam, há 500 anos, os primeiros de seus conterrâneos experimentando tal "selvageria". Eles foram presos, mas com o tempo os puros cubanos viraram artigos desejados, ícones da boa vida.

Acho que vou acender unzinho.

💥️Índice de lugares da coluna Terra à Vista:

O que você está lendo é [Com 90 metros, maior charuto do mundo fica protegido em um forte em Cuba].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...