Leonardo Da Vinci teria usado um ovo para pintar a Mona Lisa; entenda

"Nossos resultados demonstram que, mesmo com uma pequena quantidade de gema de ovo, você consegue atingir uma mudança incrível das propriedades da tinta a óleo, demonstrando como poderia ter sido benéfica aos artistas", explicou uma das autoras, Ophélie Ranquet, à CNN americana.

Ela ressalta que há registros de poucas fontes sobre a prática e nenhum trabalho científico havia sido feito antes para investigar o assunto profundamente, mas enxerga efeitos duradouros das gemas de ovo nos trabalhos mais disputados de museus, que vão muito além da estética.

Tanto esforço foi recompensado: A Mona Lisa é uma das obras mais disputadas do Museu do Louvre, o mais visitado do mundo

O uso de pouco pigmento, o que se provava uma necessidade da época, sem a gema de ovo levava a maiores danos na pintura. Mas com as mesmas quantidades de cor misturada à proteína o resultado era bem melhor acabado.

Os pesquisadores concluíram, enfim, que Da Vinci e outros pintores devem ter notado esta propriedade, porque as rugas apareciam já nos primeiros dias e uma pintura poderia levar semanas ou meses para ficar pronta — ou até mais. Michelangelo levou quatro anos para pintar o teto da Capela Sistina, no Vaticano. Um ovo salvou a História.

O que você está lendo é [Leonardo Da Vinci teria usado um ovo para pintar a Mona Lisa; entenda].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...