Você comeria um pássaro inteiro? Polêmico prato já foi provado por Jacquin
Matheus Doliveira
Colaboração para Nossa
12/07/2023 04h00
É provável que você nunca coma ortolan, e muito difícil que encontre alguém que admita ter encarado o prato. Mas uma dessas corajosas pessoas o Brasil todo conhece.
"É um alimento de outro mundo. Nada se compara ao sabor do ortolan", diz o chef francês Erick Jacquin, que experimentou o prato antes da proibição.
✅Eu comi há muito tempo na França. Hoje em dia é proibido. Nunca vi nenhum restaurante vender."
O ortolan já apareceu na série "Billions", da Amazon Prime, e também rendeu uma cena em "Succession", em que o executivo Tom Wambsgans obriga seu assistente Greg a comer um ortolan a contragosto.
💥️Extinção e crueldade
Originário da Europa e Ásia Ocidental, o ortolan é considerado uma ave migratória ameaçada de extinção devido à caça predatória para consumo humano e, por isso, tem consumo proibido na Europa desde 1979 e, na França — país que mais consome o bicho — desde 1999.
As associações que criticam o consumo do ortolan alegam que, além de o pássaro correr risco de extinção, o preparo do prato é extremamente cruel com o animal.
Cena da série "Billions" no ritual de consumo do ortolan
Outra explicação, essa bem mais esotérica, para o ritual do guardanapo na cabeça é uma superstição francesa antiga que fala que, ao comer um animal tão bonito, é melhor se esconder de Deus.
No mercado ilegal, um único ortolan do sudoeste francês pode ser vendido por mais de 150 euros (cerca de R$ 804, em cotação de 11/07/2023). Nos jantares privados onde é servido por baixo dos panos (em mais de um sentido), o prato pode facilmente custar centenas de euros.
"A tradição de comer ortolan na França sempre foi associada a alta sociedade", explica Jacquin. "No passado, o prato era consumido pela nobreza, pelos aristocratas, políticos e também no circuito de chefs de cozinha."
O que você está lendo é [Você comeria um pássaro inteiro? Polêmico prato já foi provado por Jacquin].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments