A primeira decisão é ganhar a eleição, todas as outras vêm depois disso, diz Pelosi

"Os três políticos mais hábeis do mundo hoje são Vladimir Putin, Recep Erdogan e Nancy Pelosi", diz o jornalista japonês que senta ao lado da reportagem enquanto ambos aguardam a chegada da ex-presidente da Câmara para uma entrevista à imprensa internacional durante a convenção democrata, em Chicago.

A história lembrará Pelosi, 84, por muitos motivos, mas talvez o principal seja ter sido a arquiteta da desistência de Joe Biden da corrida pela reeleição. Entre os populares bottons usados pelos delegados na convenção, um dos mais curiosos mostra a deputada como se fosse Don Vito Corleone. "A Poderosa Chefona", diz o acessório.

"A eleição é uma decisão, você toma a grande decisão de ganhar uma eleição, e aí você toma todas as decisões depois disso para ganhar essa eleição", disse Pelosi.

O maior temor democrata, que originou toda a pressão para a saída do presidente, foi o de que ele perderia o pleito para Donald Trump. Biden resistiu o máximo que pode, decidido a concorrer por convicção e orgulho, acusaram aliados mais e menos próximos na imprensa.

Ele só cedeu após a movimentação articulada principalmente por Pelosi e Barack Obama. "Agora vamos nomear a nova presidente dos EUA. Há uma exuberância, uma animação das pessoas para votar nela. Algo mudou nas últimas semanas", disse a deputada nesta quinta.

De Washington, a correspondente da Folha informa o que importa sobre a eleição dos EUA

Diante da imagem de política sagaz, surpreende o jeito engraçado, meio atrapalhado, de Pelosi ao vivo.

"Tinha uma foto minha nas redes sociais hoje com o presidente John F. Kennedy quando eu era adolescente e uma foto minha agora com seu neto Jack Schlossberg, que está na convenção, e as pessoas falaram ‘meu Deus, de uma geração para outra’", disse. "Deixe-me falar uma coisa sobre aquele tempo. Vocês estão se perguntando por que isso é relevante, eu sei…."

O que Pelosi queria falar é que, embora o trecho "não se pergunte o que seu país pode fazer por você, se pergunte o que você pode fazer pelo seu país" seja o mais conhecido do discurso de Kennedy, a frase seguinte é igualmente importante: "países do mundo, não perguntem o que os EUA podem fazer por você, mas o que nós podemos fazer juntos pelo futuro da humanidade".

O que você está lendo é [A primeira decisão é ganhar a eleição, todas as outras vêm depois disso, diz Pelosi].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...