Quem são os cotados para assumir como primeiro-ministro da França

Os partidos na França estão envolvidos em intensas negociações para formar um governo, depois que os franceses elegeram, na semana passada, o Parlamento mais fragmentado da história do país no pós-guerra.

O presidente Emmanuel Macron pediu um amplo "pacto governante" que excluísse os radicais da Reunião Nacional (RN), à direita, e da França Insubmissa (LFI) à esquerda.

O bloco Nova Frente Popular (NFP), que inclui a LFI, até agora resistiu às tentativas dos centristas de Macron de atrair seus membros mais moderados. A NFP alega ter direito ao cargo de primeiro-ministro depois de ter ficado em primeiro lugar na votação do último domingo (7), com 180 assentos na Assembleia Nacional de 577 membros.

Até a tarde desta sexta-feira (12), os partidos da NFP ainda estavam discutindo sobre seu candidato a primeiro-ministro.

A aliança centrista Juntos, de Macron, também está dividida sobre qual estratégia seguir, com alguns defendendo um acordo com políticos conservadores.

O presidente francês designa o primeiro-ministro, mas a Constituição não especifica como, nem estabelece um cronograma.

Veja abaixo alguns candidatos para o cargo de primeiro-ministro na França.

Receba no seu email uma seleção semanal com o que de mais importante aconteceu no mundo

Olivier Faure, NFP (Partido Socialista)

Calmo e discreto, o líder do Partido Socialista, de centro-esquerda, Olivier Faure é fácil de subestimar. Mas o homem de 55 anos provou ser um hábil estrategista, conseguindo revitalizar sua legenda outrora moribunda —e triplicar o número de seus deputados em comparação com as eleições de 2022.

Faure ajudou a forjar a NFP pouco antes da eleição surpresa convocada por Macron no mês passado. Ele também foi um dos arquitetos da coalizão Nupes com a LFI e outros partidos de esquerda na legislatura anterior.

Faure seria uma escolha segura dada suas décadas de experiência na política local e nacional, e é mais moderado que outros na NFP. A aliança de esquerda insistiu que aplicará seu programa pesado de impostos e gastos e que revogará a reforma da Previdência de Macron, mas Faure pode se mostrar maleável como primeiro-ministro.

"Estou pronto para assumir esse papel", disse Faure na terça-feira (9)

Marine Tondelier, NFP (Ecologistas)

Líder dos Ecologistas, Marine Tondelier, 37, é conhecida por frequentemente usar um casaco na cor de seu partido. Ela emergiu como uma figura-chave na NFP, atuando como uma ponte entre Faure e políticos da esquerda radical.

Ela começou sua carreira política na cidade de Hénin-Beaumont e se destacou com suas aparições incisivas na televisão e discursos apaixonados contra a ultradireita.

Mas ela tem pouca experiência no governo e não é considerada uma escolha certa para o cargo. A seu favor está o fato de que ela não vem dos dois maiores partidos da NFP, a LFI e o Partido Socialista, que frequentemente competem entre si.

Tondelier disse que há muitas pessoas na NFP que têm a "experiência e as habilidades" para o cargo. "Há mulheres que preenchem esses critérios", disse, sinalizando sua abertura para o cargo.

Gérald Darmanin, Juntos

Ministro desde o início do primeiro mandato de Macron, em 2017, e responsável pelo Ministério do Interior, que inclui a polícia nos últimos quatro anos, Gérald Darmanin, 41, há muito almeja o cargo de primeiro-ministro.

Nascido de pais da classe trabalhadora com origens argelinas e maltesas, Darmanin começou com os conservadores Republicanos (LR) e é uma das principais figuras de direita no campo de Macron. Reeleito como deputado de um distrito do norte, ele é conhecido por sua postura relativa a questões de segurança. Ele enfrentou crises, incluindo os distúrbios do ano passado ocorridos após a polícia matar a tiros um jovem de 17 anos de origem norte-africana.

Darmanin defendeu abertamente que a aliança centrista de Macron se una ao LR e rejeitou a ideia de um governo de esquerda da NFP. Recentemente, ele disse que seria o "primeiro a assinar" uma moção de desconfiança em um governo que incluísse a LFI ou os Ecologistas.

O que você está lendo é [Quem são os cotados para assumir como primeiro-ministro da França].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...