Ah o verão! Se prepare para recebê-lo

A nutricionista Giovana Tassinari apresenta estratégias para evitar exageros no verão e a profissional Renata Guirau reforça a importância de se hidratar neste processo. | foto: Reprodução

Ah o verão! Enfim o tão sonhado período de férias no Brasil. Isso significa sol, praia, piscina, biquíni, drinks e viagens. Assim que o mês de dezembro aponta no calendário, os brasileiros logo começam a se movimentar e organizar as atividades dos próximos meses. Sem dúvidas, o fim de ano é uma época em que nós nos jogamos nos exageros e nos aventuramos sem culpa. Apesar de ser um momento de diversão, seja entre amigos ou familiares, cuidados precisam ser tomados. A nutricionista Giovana Tassinari apresenta estratégias para evitar tais exageros e a profissional Renata Guirau reforça a importância de se hidratar neste processo. 

O fim de ano chegou, o Ano Novo é agora e com a socialização exageros gastronômicos são inevitáveis. Nesta época, muitas pessoas deixam a dieta de lado e acabam exagerando. São entradas, jantar, almoço, churrasco, bolos, doces, além da bebida, e sem mencionar que nas viagens o sono também sofre um impacto negativo. Tudo isso, em conjunto com as altas temperaturas e clima seco do verão, fazem com que a saúde grite por ajuda. Mas saiba que é possível manter o corpo saudável sem abrir mão do prazer. A nutricionista Giovana Tassinari te ajuda com mecanismos para evitar a comilança típica desta época.

“É totalmente possível manter uma dieta equilibrada neste período. As exceções existem e, para se tornarem mais prazerosas precisamos aproveitar o momento do jeito certo e sem exageros. A primeira consideração é comer com consciência, para saborear a comida e aproveitar cada garfada, mastigando bem os alimentos e descansando o garfo ao lado. Nessas pausas podemos conversar com os amigos e familiares e também ouvi-los. Comer devagar e mastigar bem os alimentos é muito importante para que a comida possa ser digerida totalmente e não cause aquela sensação de comida parada no estômago”, diz ela.

Outra estratégia citada por Giovana é o consumo das comidas que garantem mais saciedade primeiro, além de ponderar nas entradas. “Queijos, azeitonas, salames e outros alimentos muito calóricos são pesados para digerir, portanto esses devem ser consumidos em quantidades mínimas. Comer a salada antes é uma ótima ideia e, se a pessoa puder, comer a proteína antes também”, pois esses dois grupos de alimentos favorecem a saciedade por mais tempo. Sobre as carnes, a nutricionista aconselha optar por proteínas mais magras, como já é de praxe, mas sem a pele, que contém gordura na hora de consumir. 

Por fim, Giovana Tassinari orienta a moderação na ingestão dos carboidratos de forma geral, que incluem arroz, farofa e afins. Geralmente, por serem mais fáceis de digerir e com um sabor agradável, as pessoas acabam exagerando nas quantidades. “Não precisamos excluir esse grupo de alimentos, e sim se atentar às quantidades”, diz ela. Apesar do alerta sobre as festividades, estes são momentos especiais e que devem ser aproveitados. “Por isso, desfrute e curta o seu Ano Novo e, caso tenha exagerado, no outro dia volte para a rotina alimentar normalmente, beba água e não pare totalmente os exercícios físicos durante os recessos”, conclui. 

💥️A importância da hidratação no verão

O verão chegou, período que é sinônimo de sorrisos e bronze. Mas com as altas temperaturas e clima seco a hidratação do corpo é fundamental. A nutricionista Renata Guirau, ensina que, além de aumentar o consumo de água, incluir frutas ao cardápio é uma forma saudável de hidratar o organismo e também consumir antioxidantes, que podem atenuar os efeitos nocivos dos raios solares. “Devemos incluir mais as frutas como opções de refeições intermediárias ou mesmo de sobremesa, já que elas nos ajudam fornecendo nutrientes e água”, adianta. Isso com certeza te ajudará naquele dia pós festança e te fará recuperar as energias mais rapidamente.

Segundo a profissional, as frutas mais suculentas, como melancia, melão, laranja, mexerica e abacaxi, são boas opções para melhorar a hidratação por conterem mais água em sua composição. Já manga, mamão, romã, acerola, ameixa, uva e cereja devem ser consumidas com mais frequência, por serem fonte de betacaroteno e resveratrol, que ajudam na saúde da pele e são fotoprotetores. A lichia, fruta da estação, fonte de vitamina C e antioxidante também deve integrar o cardápio. Renata explica que é importante consumir a maior parte das frutas in natura. Se optar pelo suco, quanto mais fresco, melhor para aproveitar os nutrientes. 

É notável o quanto a gastronomia influencia diretamente no funcionamento biológico do corpo. Os alimentos agem, de forma direta, na qualidade de vida, proporcionando saúde e bem-estar. Através da comida é possível conduzir seu organismo para um futuro confortável e sem deixar de lado o sabor e prazer de estar à mesa. Aproveite as férias para integrar as dicas das nutricionistas em sua vida e após esse período, continue investindo em você. O autocuidado é o maior sinal de amor próprio. As profissionais finalizam indicando quatro receitas para se refrescar e se hidratar durante os dias quentes do verão.

O que você está lendo é [Ah o verão! Se prepare para recebê-lo].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...