Roupa clara, barba na medida, novo shape: candidatos de SP mudam visual para atrair eleitores

Além das palavras, as roupas que os candidatos à Prefeitura de São Paulo usam nos debates televisionados podem indicar o tom que pretendem empregar em suas campanhas nos próximos meses.

As peças são capazes de indicar a busca por uma imagem mais moderada, como no caso de Guilherme Boulos (PSOL), ou atrair maior destaque, como nas cores claras adotadas por Tabata Amaral (PSB) e Marina Helena (Novo).

A 💥️Folha conversou com especialistas que avaliaram o estilo dos seis principais nomes que concorrem ao cargo máximo do Executivo municipal.

A análise dos profissionais entrevistados é a de que Boulos tem adotado a tática de Lula em 2002 —quando o hoje presidente investiu em suavizar a imagem de radical. Ricardo Nunes (MDB) faz escolhas sóbrias, clássicas, que conversam com a classe média.

Assim como o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) fez no passado, Pablo Marçal (PRTB) tenta transmitir a imagem de outsider ou "diferente de tudo que tá aí". Apesar de usar visuais diferentes, José Luiz Datena (PSDB) demonstra a mesma intenção, segundo os especialistas.

Ainda segundo a análise, a paleta de cores de Tabata e Marina serve para destacá-las em meio aos tons escuros geralmente presentes nos vestuários masculinos.

Leia mais

Ambas abusam das roupas bem recortadas e clássicas, o que passa o sentimento de confiança, segundo os consultores ouvidos pela reportagem. Tabata de forma mais flexível, e Marina com referências mais conservadoras.

Para a especialista em branding e semiótica Deniza Gurgel, a estratégia de imagem de Boulos vem se desenvolvendo há algum tempo. Ao entrar na política após longo período na militância do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto), ele deixou de lado a calça jeans e o moletom e migrou para roupas mais formais.

Mudaram também o comprimento do cabelo e a barba. "Aliás, a barba tem um papel central dentro do posicionamento político dele, já que dialoga ali com grandes líderes da esquerda que servem como inspiração."

O deputado federal do PSOL foi para o primeiro debate, no dia 8, com camisa branca e paletó azul, que trazem seriedade e tiram a imagem de revolucionário. Com isso, ele mostra que também pode conversar com o mercado, opina Deniza.

"Quando vai para o embate com praticamente a mesma roupa que Ricardo Nunes, ele tenta mostrar que tem capacidade de governar São Paulo. Ele sempre tenta sorrir de forma mais simpática, para reduzir a percepção de que é rebelde."

O que você está lendo é [Roupa clara, barba na medida, novo shape: candidatos de SP mudam visual para atrair eleitores].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...