Surto de diarreia aguda atinge mais de 70 cidades em Goiás, diz Secretaria de Saúde

O estado de Goiás registrou 74 municípios com o surto ativo de (DDA) Doença Diarreica Aguda, segundo informou a Secretaria Estadual da Saúde nesta segunda-feira (26). No total, 12.205 casos foram notificados nessas cidades desde junho.

De acordo com o Ministério da Saúde, a DDA corresponde a um grupo de doenças infecciosas gastrointestinais, caracterizadas por uma síndrome em que há ocorrência de no mínimo três episódios de diarreia aguda em 24 horas. O quadro consiste na diminuição da consistência das fezes e aumento do número de evacuações, podendo ser acompanhado de náusea, vômito, febre e dor abdominal.

Segundo a Secretaria de Saúde de Goiás, a principal suspeita das causas do surto é de contaminação da água e por rotavírus. A pasta coletou amostras de água, que apresentaram uma bactéria chamada ✅Escherichia coli, o que a torna imprópria para o consumo.

"As causas estão sendo investigadas nos diversos municípios, com testes em andamento, e as principais são rotavírus, de forma geral, em vários municípios, e contaminação da água de poços particulares, principalmente no município de Campos Belos, com presença da bactéria", informou a secretaria.

Ciência, hábitos e prevenção numa newsletter para a sua saúde e bem-estar

Em relação aos diagnósticos isolados de diarreia, há 160.417 registros em todos os municípios em 2024. Os casos começaram a ser registrados em junho em Campos Belos, Cavalcante e Monte Alegre de Goiás.

Especialista em gestão de saúde pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Chrystina Barros explica que existe uma série de agentes que podem provocar a diarreia.

"Normalmente, está associada a algum agente de transmissão orofecal, em que o vírus nas partículas fecais pode passar de uma pessoa para a boca de outra por meio de alimentos e água contaminados com fezes que possuem o vírus", disse.

O nome, segundo ela, se dá pela rápida evolução da diarreia, que pode vir acompanhada de cólicas. "A pessoa não consegue controlar a evacuação e, por isso, é indicado reforçar a hidratação, podendo ser necessário aplicação de soro na veia, e comidas mais leves. Mas se o agente causador for uma bactéria, o tratamento pode ser outro e precisar de medicações. Em qualquer caso, é importante que a pessoa procure a atenção básica de saúde", afirmou Barros.

O que você está lendo é [Surto de diarreia aguda atinge mais de 70 cidades em Goiás, diz Secretaria de Saúde].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...