Manifestantes e policiais entram em confronto durante protesto contra Netanyahu nos EUA

Milhares de manifestantes protestaram em Washington contra o premiê israelense, Binyamin Netanyahu, que discursou ao Congresso dos Estados Unidos nesta quarta (24). Houve confronto com a polícia, e pelo menos duas pessoas foram presas.

A polícia do Capitólio chegou a usar spray de pimenta contra parte do grupo que, segundo as autoridades, "tornou-se violento e desobedeceu a ordem de se afastar da linha policial".

Um grupo que se concentrou em frente à estação de trem Union, próxima do Capitólio, ateou fogo em uma bandeira americana que estava hasteada em frente ao local e em um boneco de Netanyahu. Um monumento localizado na praça foi pichado por um homem com a frase "Hamas está vindo". Houve confronto com a polícia no local.

Carregando bandeiras da Palestina, os participantes acusaram Netanyahu de ser um criminoso de guerra e criticaram tanto as lideranças dos partidos Democrata e Republicano no Legislativo quanto o governo Joe Biden por supostamente serem complacentes com as ações de Israel na Faixa de Gaza.

"Isso é um genocídio. Pessoas como [o líder do governo na Câmara] Hakeem Jeffries e [o líder do governo no Senado] Chuck Schumer acham que é adequado trazer Netanyahu para o Congresso? Isso é imperdoável", afirma Sandra. Com tinta vermelha no rosto para simular sangue, ela carregava um cartaz com a frase "democratas contra o apartheid e o genocídio".

"Nós, eleitores democratas, estamos de olho. Biden, [o secretário de Estado, Antony] Blinken, [o conselheiro de Segurança Nacional, Jake] Sullivan deviam sentir vergonha", disse.

Desde o início do conflito em Gaza, cujo estopim foram os ataques de 7 de outubro que deixaram 1.200 mortos, mais de 39 mil palestinos morreram durante a ofensiva israelense.

"Temos um criminoso de guerra aqui. Isso não é aceitável. Exigimos que ele seja preso e expulso", afirmou Tayyab, 24, que fez a viagem de cerca de duas horas de Baltimore a Washington para participar do protesto.

O grupo começou a se reunir por volta das 11h (horário local) nas proximidades do Capitólio e marchou em direção à sede do Congresso americano pouco antes de o discurso de Netanyahu começar, às 14h. A área, no entanto, estava fortemente policiada, e as vias de acesso, interditadas.

O que você está lendo é [Manifestantes e policiais entram em confronto durante protesto contra Netanyahu nos EUA].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...