Anúncios de comida e bebida em games influenciam adolescentes, mostra estudo

Propagandas de comida e bebida durante a transmissão de jogos de videogame em plataformas online estão relacionadas a um maior consumo de produtos ricos em gordura, sal e açúcar entre adolescentes. É o que revela uma pesquisa apresentada no Congresso Europeu de Obesidade, que aconteceu em maio, na Itália.

Pesquisadores da Universidade de Liverpool, no Reino Unido, chegaram a essa conclusão após uma revisão de estudos que mostrou uma associação entre esse tipo de conteúdo e a maior preferência de jovens por esses alimentos.

As pesquisas avaliadas sugerem que crianças são duas vezes mais propensas a escolher uma determinada marca ou produto quando expostas a anúncios.

Além dessa revisão, os autores também analisaram 52 horas de vídeos de influenciadores e constataram que a maioria (70,7%) das publicidades era de alimentos ricos em gordura, açúcar e sal, e muitas não vinham acompanhadas de um aviso explícito dizendo que se tratava de propaganda.

Por fim, os pesquisadores fizeram uma enquete com 490 jovens de 16 anos, em média, e observaram uma relação entre a lembrança dos anúncios e posturas favoráveis em relação a essas comidas.

"Os resultados são relevantes, pois esse é um público muito vulnerável a esse tipo de propaganda", avalia Giuliana Modenezi, nutricionista do Espaço Einstein Esporte e Reabilitação, do Hospital Israelita Albert Einstein.

Ciência, hábitos e prevenção numa newsletter para a sua saúde e bem-estar

"Crianças que veem esses anúncios têm uma certa confiança nos influenciadores, o que vai promover que vejam isso de forma positiva, ficando mais sujeitas a comprar e consumir esses produtos."

Embora sejam estudos observacionais, em que não se pode estabelecer uma relação de causa e efeito, os cientistas dizem que o alto nível de exposição a produtos não saudáveis poderia levar a um consumo excessivo de calorias e consequente ganho de peso.

"É preciso proteger essas crianças e jovens pensando em aspectos como políticas públicas, trabalho de educação nutricional em escolas e vigilância dos pais e responsáveis, que devem ter maior controle e segurança do que os filhos assistem", diz a nutricionista.

O que você está lendo é [Anúncios de comida e bebida em games influenciam adolescentes, mostra estudo].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...