Armas e homeschooling afastam evangélicos em SP do bolsonarismo, aponta Datafolha

Não é sempre que valores bolsonaristas arrebatam os evangélicos paulistanos. Armas e 'homeschooling' são temas que afastam as igrejas de Jair Bolsonaro (PL) e aliados, mostra pesquisa Datafolha.

Outros tópicos, como educação sexual e igualdade de gênero na sociedade, bandeiras que poderiam muito bem tremular em raias progressistas, também têm simpatia nos templos da capital paulista.

O descompasso diminui quando se fala de aborto e casamento homoafetivo. Nesses pontos há um alinhamento maior entre fiéis e falanges conservadoras, embora a rigidez ideológica amoleça a depender de como o debate se coloca —prender mulheres que abortam, por exemplo, não é uma causa popular.

Para entender como pensa o evangélico típico da maior cidade do país, o Datafolha entrevistou entre 24 e 28 de junho 613 paulistanos que declaram essa fé.

O levantamento tem margem de erro de quatro pontos percentuais e foi formulado com colaboração dos antropólogos Juliano Spyer, colunista da Folha, e Rodrigo Toniol, a socióloga Christina Vital e o cientista político Vinicius do Valle, todos estudiosos da área.

A polarização não dá todas as cartas aqui. Quando você pergunta se o aborto deve deixar de ser crime, 68% desses religiosos vão dizer que não. O jogo vira se a questão é sobre processar e encarcerar a mulher que interrompe uma gravidez. Aí só três em cada dez evangélicos concordam que sim.

Preservar o atual status legal do aborto agrada a 48% do grupo —que o procedimento valha, portanto, para casos de estupro, risco de vida para a mãe e feto anencéfalo.

A parcela que aceita ampliar o escopo para mais situações é de 17%, e os que defendem liberar a suspensão da gravidez em todos os casos encolhe ainda mais: 4%. Proibir o aborto em qualquer contexto tem aderência de 25% da amostra.

O que você está lendo é [Armas e homeschooling afastam evangélicos em SP do bolsonarismo, aponta Datafolha].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...