Exército israelense anuncia resgate de refém em Gaza

As tropas israelenses anunciaram nesta terça-feira (27) ter resgatado um refém no sul da Faixa de Gaza. Qaid Farhan Alkadi, 52, estava em poder do Hamas desde o início do conflito, em 7 de outubro de 2023.

Ele foi libertado de um túnel por soldados israelenses em uma "operação de resgate complexa", mas sua condição médica era estável, afirmou o Exército de Israel. Enquanto Alkadi deixava o cativeiro, ataques de Tel Aviv foram relatados em Gaza, principalmente em Deir Al-Balah e Khan Yunis, e teriam matado ao menos 20 pessoas, de acordo com a rede Al Jazeera.

Alkadi foi encontrado sozinho, sem guardas, em uma sala a cerca de 25 metros de profundidade, disseram as autoridades. Segundo nota do Consulado de Israel em São Paulo, ele foi transferido para um hospital para realizar exames médicos. Sua família, diz o comunicado, foi informada dos detalhes.

Alkadi é o oitavo refém vivo –e o primeiro árabe– a ser resgatado de Gaza em dez meses. Beduíno, pai de 11 filhos e originário de Rahat, no sul do país, ele foi sequestrado pelo Hamas em seu trabalho de segurança na fábrica de embalagens Magen em um pequeno kibutz israelense perto da fronteira com Gaza. Ao todo, passou 326 dias em cativeiro.

Pelo menos quatro cidadãos árabes de Israel ainda permanecem em poder da facção terrorista no território palestino. Três foram levados durante os atentados do 7 de Outubro, enquanto um quarto, Hisham al-Sayed, está detido lá há quase uma década.

Não estava claro imediatamente se a operação para libertar Alkaid resultou em mortes em Gaza, como houve em outras tentativas de resgatar reféns vivos.

O que você está lendo é [Exército israelense anuncia resgate de refém em Gaza].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...