Trump anuncia J.D. Vance como vice na disputa pela Casa Branca

Em uma eleição marcada pela temática da idade, Donald Trump, 78, anunciou o jovem J.D. Vance, 39, como vice de chapa na disputa pela Presidência dos Estados Unidos. A escolha é um gesto à ala mais à direita do partido, alinhada ao empresário, e mira o voto da classe operária branca em áreas empobrecidas do país.

O anúncio, feito nesta segunda-feira (15) na rede social Truth em paralelo à convenção republicana, encerra um mistério que vinha sendo feito havia meses. A demora é atribuída tanto a um cálculo político —estender o suspense ao máximo para impulsionar o impacto da notícia— quanto a uma indecisão de Trump sobre seu companheiro de chapa.

"Após longas deliberações e reflexões, e considerando os talentos extraordinários de muitos outros, decidi que a pessoa mais adequada para assumir a posição de vice-presidente dos Estados Unidos é o senador J.D. Vance, do grande estado de Ohio. J.D. serviu honrosamente ao nosso país no Corpo de Fuzileiros Navais, formou-se na Universidade Estadual de Ohio em dois anos, com Summa Cum Laude [maior das honrarias], e é formado pela Faculdade de Direito de Yale", escreveu Trump na rede social Truth.

"J.D. teve uma carreira empresarial muito bem-sucedida em tecnologia e finanças e agora, durante a campanha, estará fortemente focado nas pessoas por quem lutou tão brilhantemente, os trabalhadores e agricultores americanos na Pensilvânia, Michigan, Wisconsin, Ohio, Minnesota e muito além", completou, mencionando estados com áreas industriais empobrecidas.

Dois dias depois de sofrer um atentado enquanto discursava em um comício, Trump também se tornou oficialmente, nesta segunda, o candidato do Partido Republicano à Casa Branca. O ex-presidente venceu as primárias republicanas com facilidade no início do ano, derrotando adversários como a ex-governadora da Carolina do Sul Nikki Haley e o governador da Flórida, Ron DeSantis.

De Washington, a correspondente da Folha informa na newsletter o que importa sobre a eleição

Durante convenção da sigla, o ex-presidente atingiu o número mínimo de delegados necessários para ser nomeado (1.215), após a delegação da Flórida, representada pelo seu filho Eric Trump, declarar apoio ao ex-presidente. Estavam ao lado dele seus irmãos Tiffany e Donald Trump Jr.

"É minha honra nomear Donald J. Trump para o cargo de presidente dos Estados Unidos", disse Jeff Kaufmann, diretor do partido em Iowa, o primeiro estado a se manifestar nas primárias republicanas, e responsável por fazer o discurso de nomeação.

O que você está lendo é [Trump anuncia J.D. Vance como vice na disputa pela Casa Branca].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...