Baixa testagem pode mascarar aumento de casos de Covid no país, dizem especialistas
A baixa testagem, o autodiagnóstico —quando a pessoa acredita estar com gripe ou Covid, mesmo sem testar— e o autoteste —comprado em farmácias para realizar em casa, que pode ter um índice de falso negativo e não tem notificação compulsória— podem mascarar os novos casos de Covid e geram uma subnotificação, apontam especialistas.
Há uma tendência de alta de positividade nos laboratórios públicos e privados nas últimas semanas, de acordo com o Ministério da Saúde.
Segundo último informe do dia 10 de agosto, houve um aumento de 29,8% nas médias móveis de casos (total de casos na semana dividido por sete) e de 39% nos óbitos registrados na semana epidemiológica 32, em comparação com a semana anterior. Os casos novos foram de cerca de 4.000 para 9.000 no período.
Os dados, no entanto, são apenas uma pequena parte da realidade: cerca de 20%, segundo Wallace Casaca, coordenador da plataforma SP Covid-19 Infotracker, que acompanha a evolução da pandemia.
"Tem uma parcela que não entra nas estatísticas oficiais. Sabemos uma ínfima porção dos casos, que são mais severos, pessoas que acabam buscando postos de saúde ou até hospitalização", afirma.
Procurado, o Ministério da Saúde informou que implementou uma série de estratégias para evitar a subnotificação de casos das duas doenças, como a ampla disponibilização de diagnósticos, incluindo RT-PCR e testes rápidos de antígeno.
De acordo com Rosana Richtmann, infectologista do Instituto de Infectologia Emílio Ribas e diretora de imunização da SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia), o interesse pelos testes de Covid diminuiu conforme as pessoas optam pelo autodiagnóstico. Isso costuma acontecer em casos de sintomas característicos de quadros leves da doença.
"Com o avanço da pandemia e com a modificação do quadro clínico da Covid, as pessoas podem ter um quadro que parece uma infecção respiratória, como uma coriza, tosse, dor de cabeça, acham que é gripe e não vão testar como testavam no passado. A falta de diagnóstico faz com que a gente não tenha números reais do que está acontecendo no nosso país".
Os quadros mais leves estão associados tanto a ter tido Covid uma vez quanto à eficácia das vacinas.
Para Casaca, esse problema poderia ser reduzido com uma política pública de incentivo à testagem. "Infelizmente, não há essa política e isso, além de contribuir para a subnotificação, se traduz em uma percepção para a população de que a Covid acabou".
O que você está lendo é [Baixa testagem pode mascarar aumento de casos de Covid no país, dizem especialistas].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments