Educação midiática pode ser trabalhada desde a educação infantil
Quando pensamos em educação midiática, geralmente o que nos vem à cabeça é a ideia de preparar adolescentes e jovens para lidar com um ambiente de comunicação complexo, em que múltiplos atores fazem circular toda forma de conteúdo, seja ele confiável, ético ou não. Lidar com esse ambiente que hoje media tantas das nossas relações — de trabalho, de convivência social e de construção de conhecimento — exige o domínio de um arsenal de habilidades operacionais, reflexão e senso crítico, e também habilidades socioemocionais.
Parece lógico pensar que tudo isso é complexo demais para as crianças menores, sobretudo aquelas que ainda não estão alfabetizadas. No entanto, precisamos lembrar que elas circulam em um mundo repleto de mensagens de mídia, acessando imagens ou conteúdos audiovisuais que vão formando sua visão de mundo. Essas mensagens podem estar nos livros que lhes são oferecidos, embalagens dos brinquedos e alimentos que consomem, vídeos ou jogos com os quais se entretém etc. E todas elas podem ser questionadas quanto a seus elementos fundamentais: autoria, propósito, estratégias empregadas, "pistas" ou evidências no conteúdo.
É nessa faixa etária, com esses materiais com os quais as crianças interagem no dia a dia, que temos a oportunidade de começar a construir os fundamentos – vocabulário, habilidades e atitudes – de uma leitura mais atenta do ambiente midiático. Esses primeiros passos são cruciais para que, mais adiante, essas crianças possam navegar de forma consciente no enorme oceano de informações que as cerca.
O que você está lendo é [Educação midiática pode ser trabalhada desde a educação infantil].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments