Seis lições que podem ajudar a filantropia a unir justiça social à resolução de desafios

É possível fazer uma filantropia orientada para justiça social e resolução de desafios complexos. Este tema tem sido a bússola de nossa prática cotidiana em diálogo com filantropos, empresários e investidores sociais dispostos a gerar mudanças sistêmicas no campo do impacto socioambiental por meio da inovação social e da atuação colaborativa.

Ainda há um longo caminho a ser percorrido na consolidação de um campo alinhado a esta perspectiva. Algumas práticas ativadas em projetos no Brasil indicam que estamos em um ponto de virada entre o pensamento ainda dominante e uma nova maneira de pensar e atuar que começa a emergir.

Nas últimas semanas, celebramos 25 anos do ICE (Instituto de Cidadania Empresarial) e recebemos Darius Polok, diretor do International Alumni Center de Berlim, organização que apoia o desenvolvimento de redes de impacto social.

Polok nos provocou a pensar nossa atuação à frente da Coalizão pelo Impacto. A iniciativa que fortalece organizações dinamizadoras que apoiam empreendedores é conduzida pelo ICE e por outras 11 entidades em cidades das cinco regiões do Brasil —Belém (PA), Brasília (DF), Campinas (SP), Fortaleza (CE), Paranaguá (PR) e Porto Alegre (RS).

A Coalizão mostra a importância da colaboração como essência de projetos transformadores que reconhecem o papel de cada agente no ecossistema: governo, empresas, academia e organizações. Esses entes podem tecer parcerias estratégicas e integrar esforços pelo impacto social.

Ao olhar para esta ousada iniciativa sob as lentes apresentadas por Polok, seis lições inspiradoras se destacam:

Nesta primeira fase da Coalizão, que vai até 2026, já vislumbramos aprendizados e fizemos ajustes de rota. Certamente atravessaremos outros.

O que você está lendo é [Seis lições que podem ajudar a filantropia a unir justiça social à resolução de desafios].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...