Empresários e banqueiros elogiam indicação de Galípolo ao comando do BC

Empresários de grandes companhias com participação relevante no PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro elogiaram a indicação de Gabriel Galípolo para o comando do Banco Central no lugar de Roberto Campos Neto a partir do próximo ano.

Entre os nomes que comentaram o anúncio, que já era esperado pelo mercado, está o sócio-fundador e presidente do conselho de administração da Cosan, Rubens Ometto. Em um breve comentário à 💥️Folha, o empresário disse aprovar o nome. "Muito bem indicado. Gosto dele."

João Camargo, presidente do conselho da Esfera Brasil, empresa que organiza debates entre políticos e mercado e que foi responsável pela primeira aparição pública de Galípolo, também elogiou a escolha do nome.

Segundo Camargo, em um evento da Esfera no Guarujá em 2022, quando o mercado ainda desconhecia o agora diretor do BC, Galípolo ganhou empresários e banqueiros com suas falas. "De lá para cá, aprendi a respeitá-lo", disse à reportagem.

Camargo citou o trabalho de Galípolo como secretário-executivo de Fernando Haddad (PT), no Ministério da Fazenda, no início do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e citou a habilidade do economista em costurar soluções com o Congresso e em discutir pautas com Haddad.

"Ele sabe seduzir a pessoa. Ele sabe vender seu peixe muito bem sem confronto", destacou o empresário.

Entre os banqueiros, a escolha do nome pelo governo também foi aprovada. O presidente do conselho de administração do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco, disse que as declarações e ações de Galípolo como diretor de Política Monetária do Banco Central mostram que ele possui uma visão ampla da sociedade, preocupada com o bem maior da economia e do país.

Ele destacou que, embora tenha "temperamento sereno", o indicado a presidente terá papel decisivo para um BC "tempestivo e responsável".

"[Galípolo] exercerá uma gestão vitoriosa em sua missão principal de manter a inflação sob controle, mas com a visão ampliada das circunstâncias de um Banco Central que ocupa hoje papel central na formação da estabilidade dos mercados", disse Trabuco.

Receba no seu email o que de mais importante acontece na economia; aberta para não assinantes.

Isaac Sidney, presidente da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), também destacou a experiência de mais de um ano de Galípolo na diretoria da autarquia.

"Galípolo agregou toda essa vivência, especialmente num período que foi muito rico em debates intensos sobre a condução da política monetária", disse Sidney.

O diretor-presidente do Bradesco, Marcelo Noronha, também se manifestou sobre a indicação e afirmou que ela cumpriu com as melhores expectativas do mercado. Noronha afirma que o processo de transição está sendo realizado com segurança e tranquilidade, e afirmou que a nova gestão deve ser sólida e robusta.

O que você está lendo é [Empresários e banqueiros elogiam indicação de Galípolo ao comando do BC].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...