O problema do mercado foi ter acreditado no Brasil

A piora sensível dos mercados de ativos (câmbio, juros e Bolsa), neste ano, gerou ondas de críticas: reclamações de complô orquestrado por agentes privados em meio a críticas ao Banco Central, que teria sido capturado pelo mercado financeiro.

Se as teses fossem verdadeiras, os fundos que investem em vários mercados (multimercados) no país estariam ganhando bastante dinheiro apostando contra o Brasil: desvalorização do real, aumento das taxas de juros, queda da Bolsa de Valores.

No entanto, não é isso que os dados indicam; pelo contrário.

Fundos multimercados tiveram perdas substanciais neste ano, em um período de taxas de juros altas. Alguns chegaram a perder cerca de 10% do seu investimento, enquanto a taxa de juros para aplicações financeiras quase sem risco, CDI, renderam mais de 5%. Imenso desastre.

Houve maior adversidade no cenário externo, com uma inflação e pressão nas taxas de juros acima do esperado nos EUA. O dólar se valorizou globalmente. Mas a perda do real, e o aumento das taxas de juros de mercado no Brasil, foi bem maior.

No primeiro semestre de 2024, a Bolsa brasileira se desvalorizou 21,8% em dólar, enquanto os índices de Bolsas de países emergentes se valorizaram 6,6% até o começo da semana. Investidores retiraram quase US$ 8 bilhões do Brasil, preferindo transferir seus recursos para outros países.

O que você está lendo é [O problema do mercado foi ter acreditado no Brasil].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...