Horário eleitoral mais concentrado nos grandes partidos testa a força da TV

O horário eleitoral começa nesta sexta-feira (30) com os partidos maiores concentrando todo tempo, o que exclui da TV e do rádio um dos líderes da pesquisa em São Paulo. Enquanto Pablo Marçal (PRTB) estará fora da grade, o atual prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes (MDB), concentra mais de metade da faixa destinada à propaganda.

Os dois candidatos disputam os votos da direita, que apoia o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Nesse cenário, especialistas analisam a campanha deste ano como um teste para a relevância do espaço utilizado por partidos e candidatos nas emissoras até o dia 3 de outubro.

"É inegável que quem tem mais tempo fica mais conhecido, o que é necessidade para um político. Não dá para ignorar a força da televisão no Brasil e na cidade de São Paulo", afirma Emerson Cervi, doutor em ciência política, que se dedica a estudar a propaganda eleitoral no Brasil.

Segundo ele, Nunes, que acumula mais de 60% do tempo de televisão e rádio, terá a chance de se vincular a Bolsonaro. A última pesquisa Datafolha, publicada na semana passada, mostrou que Marçal tem mais bolsonaristas entre seus eleitores.

A eleição deste ano será a primeira com novas regras eleitorais, que modificaram a distribuição do tempo na propaganda. Partidos que não atingiram a chamada cláusula de barreira ficam sem espaço na televisão, caso do PRTB, que não tem nenhum deputado federal eleito.

Apenas siglas com 12 deputados federais ou que tenham atingido 2% dos votos válidos em pelo menos 9 unidades da Federação na eleição de 2022 terão horário eleitoral.

Na campanha de 2023, por exemplo, nove candidatos, da cidade de São Paulo, tinham algum tempo na propaganda no primeiro turno. Quatro anos depois, apenas Guilherme Boulos (PSOL), José Luiz Datena (PSDB) e Tabata Amaral (PSB), além de Nunes, vão aparecer nas telas.

O que você está lendo é [Horário eleitoral mais concentrado nos grandes partidos testa a força da TV].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...