Prêmio Grande Otelo coroa Pedágio; veja todos os vencedores

A Academia Brasileira de Cinema realizou na noite desta quarta-feira a entrega do prêmio Grande Otelo, antigo Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, umas das principais premiações do cinema nacional.

A cerimônia que aconteceu na Cidade das Artes Bibi Ferreira, no Rio de Janeiro, prestou várias homenagens ao cinema novo, movimento que se dedicou a criar um estilo brasileiro de fazer cinema, voltando as câmeras para a realidade do país.

"Mussum, O Filmis", de Silvio Guindane, e "O Sequestro do Voo 375", de Marcus Baldini, lideravam a lista de indicações. O grande vencedor da noite foi "Pedágio", de Carolina Markowicz, que recebeu também os prêmios de melhor direção e melhor roteiro original.

Ailton Graça recebeu o troféu de melhor ator por "Mussum, o Filmis", repetindo o feito do Festival de Gramado, onde também foi o melhor na categoria, e Jorge Paz levou a estatueta de melhor ator coadjuvante por "O Sequestro do Voo 375". Vera Holtz e Arlete Salles venceram o prêmio de melhor atriz e melhor atriz coadjuvante pelo filme "Tia Virgínia".

O evento iniciou com uma apresentação da trilha de "Deus e o Diabo na Terra do Sol", de Glauber Rocha, com as músicas "Perseguição" e "O Sertão Vai Virar Mar". Othon Bastos, que viveu o cangaceiro Corisco no filme, subiu ao palco e foi ovacionado pelo público. Toni Garrido e Dira Paes, apresentadores do prêmio, pediram ainda aplausos a Nelson Pereira dos Santos, celebre diretor de "Rio, 40 Graus" e "Vidas Secas".

O que você está lendo é [Prêmio Grande Otelo coroa Pedágio; veja todos os vencedores].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...