Mujica fala sobre tratamento contra câncer e diz que humanidade está condenada

Há uma década, o mundo teve uma breve fascinação por José Mujica. Ele era o presidente do Uruguai que havia deixado o palácio presidencial de seu país para viver em uma pequena casa com telhado de zinco, com sua esposa e um cachorro de três patas.

Em discursos para líderes mundiais, entrevistas com jornalistas estrangeiros e documentários na Netflix, Pepe Mujica, como é universalmente conhecido, compartilhou inúmeras histórias de uma vida digna de filme.

Ele assaltou bancos como guerrilheiro urbano de esquerda; sobreviveu a 15 anos como prisioneiro, inclusive fazendo amizade com um ysoke; e ajudou a liderar a transformação de sua pequena nação sul-americana em uma das democracias mais saudáveis e socialmente liberais do mundo.

Mas o legado de Mujica será mais do que sua história colorida e seu compromisso com a austeridade. Ele se tornou uma das figuras mais influentes e importantes da América Latina em grande parte por sua filosofia direta sobre o caminho para uma sociedade melhor e uma vida mais feliz.

Agora, como Mujica diz, ele está lutando contra a morte. Em abril, ele anunciou que passaria por radioterapia para um tumor em seu esôfago. Aos 89 anos e já com o diagnóstico de uma doença autoimune, ele admitiu que o caminho para a recuperação seria árduo.

Leia também

Na semana passada, viajei para os arredores de Montevidéu, capital do Uruguai, para visitar Mujica em sua casa de três cômodos, cheia de livros e potes de conservas de legumes, na pequena fazenda onde ele cultiva crisântemos há décadas.

Enquanto o sol se punha em um dia de inverno, ele estava agasalhado com um casaco de inverno e um gorro de lã em frente a um fogão a lenha. O tratamento o deixou fraco e quase sem comer.

"Você está falando com um velho estranho", ele disse, inclinando-se para me olhar de perto, um brilho nos olhos. "Eu não me encaixo no mundo de hoje."

E assim começamos.

💥️Como está sua saúde?
Fizeram radioterapia em mim. Meus médicos disseram que correu bem, mas estou destruído.

💥️[Sem ser questionado.]
Eu acho que a humanidade, como está, está condenada.

💥️Por que você diz isso?
Nós desperdiçamos muito tempo inutilmente. Podemos viver de forma mais pacífica. Pegue o Uruguai. O Uruguai tem 3,5 milhões de habitantes. Ele importa 27 milhões de pares de sapatos. Nós produzimos lixo e trabalhamos com dor. Para quê?

Você é livre quando escapa da lei da necessidade —quando você passa o tempo da sua vida com o que deseja. Se suas necessidades se multiplicam, você passa a vida cobrindo essas necessidades.

O que você está lendo é [Mujica fala sobre tratamento contra câncer e diz que humanidade está condenada].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...