Incêndio na zona rural mata mais de 200 animais e destrói casas e lavouras em Pradópolis (SP)

Os incêndios em série que atingiram São Paulo desde quinta-feira (22) mataram mais de 200 animais, destruíram moradias e plantações e deixaram um rastro de desalento na zona rural da região de Ribeirão Preto (a 313 km de São Paulo), uma das mais atingidas pelos focos de queimadas.

Parte de um assentamento, com um acampamento anexo, composto por 360 famílias entre Guatapará e Pradópolis foi atingida pelo fogo, que destruiu totalmente pelo menos oito moradias e causou prejuízos diretos a ao menos outras 80 –fora os efeitos da fumaça intensa, que atingiu toda a área.

Os cerca de 40 minutos de chamas acabaram com tudo o que o agricultor Silvio Roberto Gomes, 55, acampado há 12 anos no local, tinha como forma de sustentar sua família.

Entre os animais mortos estão 170 frangos e 15 porcos. Foram perdidos ainda farelo de milho e silo para vaca que existiam no local. Ele calcula um prejuízo de R$ 70 mil.

"Morreram queimados todos os animais, perdemos também os alimentos deles. Tentamos fazer com que eles saíssem, mas morreram todos amontoados", disse. Só um porco conseguiu se salvar, mas ficou bastante ferido.

Os vizinhos ainda chegaram para ajudar a família de quatro pessoas apagar o fogo em volta da casa. "A prioridade é a casa, somos igual caramujo, né? O fogo é uma guerra, você não consegue combater ele. Quando você pensa que vai combater, ele vem mais forte", disse o agricultor.

A prioridade é a casa, somos igual caramujo, né? O fogo é uma guerra, você não consegue combater ele. Quando você pensa que vai combater, ele vem mais forte

Silvio Roberto Gomes, 55

agricultor

No local há 18 anos, o agricultor Gilmar Ferreira Gomes disse que as famílias já enfrentavam dificuldades antes de o local sofrer devastação pelas chamas, que foram agravadas desde o final de semana.

O fogo não atingiu sua moradia, mas seu lote teve prejuízos com cercas e pastagens usadas para trato do gado. "Muita gente perdeu o que tinha para alimentar animais, então a gente apela para que usinas da região ajudem a não deixa-los morrer de fome", disse. Alguns assentados têm áreas de cana-de-açúcar arrendadas para usinas de etanol e açúcar da região de Ribeirão.

O cenário de perder tudo o que tinha com incêndio não é novidade para o agricultor Nelson Cardoso Junior, o Juninho, que sofreu perda total pela segunda vez somente neste ano graças às queimadas.

A primeira foi em janeiro, quando perdeu sua casa e tudo o que tinha nela. Conseguiu se reerguer parcialmente e, agora, sofreu novo revés no campo.

O que você está lendo é [Incêndio na zona rural mata mais de 200 animais e destrói casas e lavouras em Pradópolis (SP)].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...