Toca Raul: o maluco beleza que misturou rock americano com baião


Dois dias depois do lançamento de seu 15º disco, "A Panela do Diabo", Raul Seixas foi encontrado morto sobre sua cama, por volta das 8h da manhã, em seu apartamento em São Paulo.

Era 21 de agosto de 1989 e o músico, um dos maiores da história do Brasil, tinha apenas 44 anos. Alcoólatra e diabético, não havia tomado insulina na véspera. Oficialmente, morreu de parada cardíaca após uma pancreatite fulminante.

Com músicas como "Capinteiro do Universo" e "Pastor João e a Igreja Invisível", o disco vendeu 150 mil cópias e rendeu ao artista um póstumo disco de ouro.

Debilitado, Raul Seixas estava longe do auge experimentado na década anterior —mas já havia conquistado seu lugar na música. 35 anos depois, suas composições ainda embalam festas e rodinhas de violão, fazem a cabeça de jovens e o "toca Raul" virou um sonoro pedido com contornos de meme.

Para especialistas no cancioneiro seixeano, a eternidade do artista é decorrente da capacidade poética que ele tinha de se fazer entendido por todo tipo de pessoa, trafegando por gêneros, estilos e temas.

"Raul tinha uma proximidade legítima com as ruas, com o povo, com as aflições brasileiras", analisa o jornalista e crítico musical Jotabê Medeiros, autor da biografia "Raul Seixas: Não Diga Que a Canção Está Perdida".

"Isso dotou sua música de uma característica de diagnóstico das mazelas nacionais, assim como carregou para as letras uma linguagem que é imediatamente compreendida por todo o espectro da população, seja por garis, playboys, hippies, sambistas, dodecafonistas, cirurgiões do [hospital Albert] Einstein e seguranças de inferninho."

O que você está lendo é [Toca Raul: o maluco beleza que misturou rock americano com baião].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...