Comissão da Câmara que investiga acidente mira dirigentes da Voepass e quer ouvir Cenipa

A comissão da Câmara dos Deputados que vai acompanhar as investigações sobre o acidente da Voepass em Vinhedo (SP) iniciou os trabalhos nesta terça-feira (27) com foco em ouvir investigadores da Força Aérea e dirigentes da empresa.

O colegiado ainda deve fazer visita à oficina de manutenção da Voepass, em Ribeirão Preto (SP), e receber familiares de vítimas do acidente. Morreram 62 pessoas, sendo 58 passageiros e 4 tripulantes.

A primeira sessão da comissão externa sobre o acidente ocorreu na tarde de terça. O colegiado, formado por 37 parlamentares, aprovou o plano de trabalho e os primeiros requerimentos para audiências públicas.

Foram aprovadas 13 sugestões, entre as quais há convites para audiência com o presidente do Cenipa (Centro de Investigação de Acidentes Aeronáuticos), brigadeiro Marcelo Moreno, o presidente da Voepass, José Luiz Felício Filho, e o diretor-executivo da empresa, Eduardo Busch.

A previsão é de que o chefe do Cenipa participe de sessão do colegiado na próxima sessão, em 10 de setembro. O centro já terá divulgado na semana anterior um relatório preliminar da investigação.

Foram aprovadas ainda audiências com o diretor-presidente da Latam, Roberto Alvo, o presidente da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), Tiago Pereira, policiais federais e representantes da Avions de Transport Régional, empresa da França que fabrica o ATR 72-500.

O deputado Nelson Padovani (União Brasil-PR) foi escolhido como relator da comissão sobre o acidente da Voepass. A família do parlamentar é de Cascavel (PR), cidade de origem do trágico voo.

"Cascavel é uma cidade pequena, como de interior. Perdemos amigos, amigas, esposa de cartorário, médicos, jovens que iriam se casar, crianças, imigrantes", disse Nelson. Ele ainda afirmou que a comissão não será uma "caça às bruxas" ou buscará "quebrar empresas".

O coordenador da comissão é o deputado Bruno Ganem (Podemos-SP). Ele disse que o foco dos trabalhos será identificar quais ações devem ser tomadas pelo poder público para "evitar que tragédias como essa se repitam".

"A comissão tem como objetivo identificar necessidades de melhorias na aviação brasileira, seja através de propostas de alterações legislativas ou apontando investimentos importantes", afirmou Bruno.

O que você está lendo é [Comissão da Câmara que investiga acidente mira dirigentes da Voepass e quer ouvir Cenipa].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...