Secretário de Segurança de Lula faz críticas indiretas à política de Derrite em SP

Em um discurso de quase 40 minutos nesta sexta-feira (16), o secretário Nacional de Segurança Pública, Mário Sarrubbo, ex-procurador-geral de Justiça de São Paulo, falou das políticas que o governo Lula pretende implantar nos próximos meses para tentar combater de forma eficaz a criminalidade organizada que se alastra pelo país, incluindo São Paulo.

Embora não tenha mencionado nomes, Sarrubbo trouxe em seu discurso críticas indiretas às principais bandeiras políticas ou marcas da gestão do secretário da Segurança de Guilherme Derrite, como o fim da saidinha de presos, as operações policiais de ocupação de territórios e alta letalidade nas ações da Polícia Militar.

Sobre o fim das saída temporária de presos, Derrite usou o debate sobre o projeto durante a tramitação no Congresso para obter ganhos políticos. Durante o período de votação na Câmara, em março deste ano, por exemplo o secretário, que é deputado federal licenciado, deixou a pasta da Segurança para reassumir o cargo de Brasília e a relatoria do fim das saidinhas.

Em seu discurso, Sarrubbo disse ver "décadas de omissão de um debate sério na segurança pública", que se limitou, de um lado, a falar sobre os efeitos da desigualdade social para o aumento da criminalidade. E, do outro, a simplificar o combate ao crime com o discurso sobre o aumento da pena.

"Porque se a solução para a segurança pública do Brasil fosse aumento de pena, ou, me perdoe o Congresso Nacional, por quem eu tenho muito respeito, mas se os nossos problemas de segurança pública fossem as saidinhas de presos, isso tudo estava resolvido. E todos nós sabemos que não é", afirmou Sarrubbo, durante evento na OAB-SP, região central da capital paulista.

Outra marca da gestão Derrite são as Operações Escudo e Verão, desencadeadas desde o ano passado. Embora tenham deixado dezenas de mortos, o governo paulista vê grande apoio por parte da população a essas ações. Até por isso, o próprio governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, saiu em defesa de Derrite e das ações durante críticas de órgãos de direitos humanos.

Sarrubbo falou indiretamente desse tema ao tratar dos territórios tomados pela criminalidade organizada em todo o país, como no Rio e no Nordeste, "mas isso acontece aqui em São Paulo" também.

"Mas como é que a gente resolve isso? A gente não vai resolver isso, me permita, coronel [Sanches], só com uma operação policial. Não vamos. Isso não é possível. A operação policial a gente faz, não tem nenhum problema, ela é uma etapa indispensável e indissociável disso. Mas está faltando a segunda etapa. Está faltando a etapa seguinte à operação policial."

O que você está lendo é [Secretário de Segurança de Lula faz críticas indiretas à política de Derrite em SP].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...