PT silencia sobre distribuição de bíblias pelo governo do Ceará

Nesta semana, me deparei com uma notícia que, a princípio, imaginei ter como protagonista um governador bolsonarista. No entanto, logo percebi que se tratava de Elmano de Freitas, governador petista do Ceará. A notícia relatava que o governador prometia a distribuição de bíblias nas escolas de seu estado.

Procurei por manifestações contrárias da chamada "blogosfera petista" ou "progressista" —aquele conglomerado de blogs e páginas que apoia acriticamente o PT e o atual governo, funcionando como uma espécie de Pravda ou Granma –, mas não encontrei nenhuma manifestação cobrando o respeito ao Estado laico ou algo semelhante. Infelizmente, tenho memória, e essa memória costuma me torturar.

Lembro que, na última campanha presidencial, eu era presidente do movimento Cristãos Trabalhistas do PDT, movimento que ajudei a criar para abrir o diálogo entre o chamado campo progressista e os evangélicos. De certa forma, servimos como consultoria em assuntos de fé cristã para o então candidato Ciro Gomes, quando ele assim desejava.

Em uma das primeiras peças publicitárias da era João Santana, que sempre achei um pouco arredio a esses assuntos de fé cristã, tive a oportunidade de opinar no texto antes de sua publicação (uma rara oportunidade, diga-se de passagem). O texto era de uma obviedade ululante para quem lida com os princípios de laicidade do Estado, onde o papel da Constituição e da bíblia eram corretamente colocados.

Quando o vídeo de apenas dois minutos foi publicado, qual foi minha surpresa ao ver as manchetes dessa mesma blogosfera petista —silenciosa quanto ao governador petista do Ceará e estrondosa em relação ao vídeo da campanha de Ciro—, afirmando que Ciro Gomes "estrangula o Estado laico e acena para o fundamentalismo".

O vídeo apenas afirmava de forma simples que não deveria haver conflito entre a bíblia e a Constituição quando ambas estão em seus devidos lugares: a primeira, como regra de fé para cristãos, e a segunda, para ordenar uma sociedade civil, onde a fraternidade e a superação cristãs jamais se contrapõem aos princípios da Constituição cidadã brasileira.

O que você está lendo é [PT silencia sobre distribuição de bíblias pelo governo do Ceará].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...