Bia Lessa dá sua visão ao clássico Grande Sertão: Veredas nos cinemas

"Na extraordinária obra-prima ‘Grande Sertão: Veredas’, há de tudo para quem souber ler, e nela tudo é forte, belo, impecavelmente realizado", escreveu o crítico Antonio Candido no ensaio "Tese e Antítese".

Se é assim, quem vai se atrever a levar esse monumento para a tela grande? Aos poucos, nossos diretores tomam coragem. Só neste ano os cinemas recebem duas produções que enfrentaram a obra-prima de Guimarães Rosa. Em junho, Guel Arraes lançou sua versão e, agora, estreia "O Diabo na Rua no Meio do Redemunho", a visão de Bia Lessa.

"A pretensão não é pouca", disse a cineasta, no último Festival de Tiradentes, em Minas Gerais, sobre a decisão de fazer um filme a partir do livro de 1956. Na verdade, tratar a diretora como "cineasta" é uma simplificação. Ela dirigiu peças como "As Três Irmãs", com Renata Sorrah, e vários shows de Maria Bethânia. Montou exposições, caso de "Cartas ao Mundo", e lançou longas como "Crede-Mi" e "Então Morri", ambos com Dany Roland.

Há quase duas décadas, Rosa a acompanha nesse ziguezague. Em 2006, Lessa concebeu uma mostra sobre "Grande Sertão" para o Museu da Língua Portuguesa. Passados 11 anos, conseguiu levar o romance do autor para o teatro.

Em 2018, Lessa preparou "Diabo na Rua" com o mesmo grupo de atores que tinha participado da montagem teatral, caso de Caio Blat, Luiza Lemmertz, Luisa Arraes e Leonardo Miggiorin. As filmagens aconteceram ao longo de 17 dias. "Filmar em tão pouco tempo era uma espada na cabeça da gente. Foi uma tensão imensa", lembrou a diretora.

O resultado em nada remete a um olhar fiel dos conflitos de Diadorim, Riobaldo e outros jagunços conforme Rosa os descreveu. Em vez de adaptação, Lessa prefere o termo "transcriação", que pressupõe maior liberdade criativa.

O que você está lendo é [Bia Lessa dá sua visão ao clássico Grande Sertão: Veredas nos cinemas].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...