Morre J. Borges, poeta e artista considerado mestre da xilogravura, aos 88 anos

O artista plástico e poeta J. Borges morreu na manhã desta sexta-feira (26), aos 88 anos, em Bezerros, cidade onde nasceu, no Pernambuco.

Segundo a comunicação do Memorial J. Borges, que cuida de sua obra, o artista, que já tinha problemas cardíacos, foi internado na semana passada para receber medicações para o coração, mas logo teve alta. Ontem, o artista chegou a visitar seu ateliê e parecia estar bem. Na manhã desta sexta-feira, o enfermeiro que o acompanhava estava com ele quando seu coração parou, pouco antes das 7h.

Borges será velado hoje (26), às 13h, no Centro Artesanal de Pernambuco, em Bezerros, próximo localizado na Rodovia Luiz Gonzaga, a BR-232, e sepultado às 15h de sábado (27), no Cemitério Parque dos Eucaliptos.

José Francisco Borges nasceu em 1935 na zona rural de Bezerros, a 100 km da capital Recife. Borges só frequentou a escola por um dez meses, aos 12 anos, quando aprendeu a ler, e foi carpinteiro, pedreiro, mascate, pintor de parede e oleiro antes de se apaixonar pela arte. Ele atribuía às histórias de seu pai, um agricultor, a origem do seu interesse pela poesia de cordel.

"O cordel era o jornalismo dos sítios, pois só os comerciantes ricos e os fazendeiros tinham rádio. Quando fui para a escola, meu intento era ler cordel", disse em uma entrevista à Folha em 2023.

Nos anos 1950, ele compra um lote de folhetos de cordel e vendê-los em feiras populares. Em 1964, Borges escreve seu primeiro folheto, "O Encontro de Dois Vaqueiros no Sertão de Petrolina", grande sucesso que vende cinco mil exemplares em dois meses.

O que você está lendo é [Morre J. Borges, poeta e artista considerado mestre da xilogravura, aos 88 anos].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...