PRTB chancelou candidatura de Marçal fora de regra e com voto de filiado a outro partido

A cúpula da convenção do PRTB que aprovou o influenciador Pablo Marçal como candidato da sigla a prefeito de São Paulo era formada por pessoas recém-filiadas e até por uma que consta como filiada ao Republicanos.

O estatuto interno da sigla afirma que os votantes têm de ter no mínimo seis meses como filiados no partido. O nome de Marçal foi aprovado por unanimidade na convenção.

A maioria dos membros da comissão provisória municipal, porém, não se filiou durante o prazo estabelecido, de acordo com os registros da Justiça Eleitoral.

O assunto virou munição para adversários no PRTB que buscam impugnar a candidatura de Marçal. O partido vive um racha interno, com trocas de acusações de irregularidades entre aliados e adversários do atual presidente Leonardo Avalanche.

A reportagem procurou a assessoria de Marçal e a direção municipal e nacional da sigla desde quarta-feira (21), mas não obteve resposta.

Uma representação que tenta anular a convenção assinada por dois filiados afirma que, "dos cinco membros que compõem a comissão provisória do PRTB em São Paulo, apenas um membro estava apto a votar".

"Diante disso, a ata convencional não reflete a verdadeira realidade do ocorrido na Convenção, devendo ser anulada, pois 4 dos 5 votos não podem ser contabilizados, conforme regras estatutárias", diz o documento.

Este é Pablo Marçal

Influenciador, empresário e autodenominado ex-coach aplica factóides e táticas de negócios na campanha

A reportagem verificou as certidões de filiação dos nomes de comissão provisória e, de fato, encontrou as inconsistências mencionadas.

O vice-presidente da sigla, Maiquel Assis, por exemplo, consta como filiado ao Republicanos na Justiça Eleitoral. À 💥️Folha ele disse que não se filiou ao Republicanos, que sua filiação no PRTB foi feita "faz tempo" e que acredita num erro de sistema.

"Isso daí deve ter tido algum equívoco na filiação. A ficha de filiação foi preenchida faz tempo, nunca passei pelo Republicanos, eu fui coordenador estadual do PSC e do PTB", disse.

Os dados da ficha eleitoral não batem com a descrição de Maiquel. Em certidão tirada pela 💥️Folha na Justiça Eleitoral, ele aparece como filiado ao Republicanos desde 2023, com passagens anteriores pelo Podemos e pelo PRD.

Maiquel afirmou que esse suposto erro aconteceu com outras pessoas do partido também.

O que você está lendo é [PRTB chancelou candidatura de Marçal fora de regra e com voto de filiado a outro partido].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...