Justiça veta exibição de filme sobre indígenas isolados por falta de autorização

A Justiça Federal proibiu a divulgação e comercialização de um documentário que retrata uma tentativa de contato com indígenas isolados do povo korubo até que o grupo autorize o uso das imagens captadas. Dirigido por Jorge Arantes, "A Invenção do Outro" foi premiado em festivais nacionais.

A decisão da juíza Carla Cristina Fonseca Jório, da 1ª Vara Federal de Taubaté, atende a um pedido da Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas). Segundo a autarquia, os korubos ficaram incomodados quando viram trechos do filme reproduzidos nas redes sociais.

O documentário usa imagens captadas no Vale do Javari, na fronteira entre a Amazônia brasileira, o Peru e a Bolívia, em 2023. O filme acompanha uma equipe de 30 pessoas que tenta contato com os korubos.

Há agentes da Funai, profissionais da saúde e indígenas colaboradores. Entre eles, o indigenista Bruno Pereira, assassinado ao lado do jornalista britânico Dom Phillips em 2022.

Segundo o processo, Jorge Arantes acompanhou o grupo para "realizar o registro audiovisual e documentação das ações da expedição de monitoramento e localização de índios isolados" para a Funai.

Os custos com passagens foram, inclusive, pagos pela autarquia. Mas não houve, segundo a Funai, negociação nem autorização para a divulgação das captações, que seriam para documentação interna.

O que você está lendo é [Justiça veta exibição de filme sobre indígenas isolados por falta de autorização].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...