OMS está muito preocupada com possíveis epidemias em Gaza

A OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou-se, na última terça-feira (23), que está "muito preocupada" com possíveis epidemias na Faixa de Gaza, especialmente depois de ter sido encontrado o poliovírus tipo 2, de origem vacinal, em amostras de águas residuais.

"Estou extremamente preocupado e não se trata apenas da poliomielite. Poderão surgir outras epidemias de doenças transmissíveis", disse Ayadil Saparbekov, líder da equipe da OMS para emergências de saúde nos territórios palestinos, em uma videoconferência.

"A hepatite A foi confirmada no ano passado e agora podemos ter poliomielite. Além disso, já existem até 14 mil pessoas que poderiam necessitar de evacuação médica para fora de Gaza", sublinhou durante uma conferência de imprensa regular de agências humanitárias.

A poliomielite é uma doença altamente contagiosa causada pelo poliovírus, que invade o sistema nervoso e pode causar paralisia irreversível em poucas horas.

No dia 16 de julho, a Rede Global de Laboratórios de Poliomielite isolou o poliovírus tipo 2 derivado de uma cepa vacinal em seis amostras de vigilância ambiental.

Ciência, hábitos e prevenção numa newsletter para a sua saúde e bem-estar

A análise, realizada pelo CDC (Centro de Prevenção e Controle de Doenças) de Atlanta, mostra que existem "estreitas ligações genéticas entre eles" e que também estão relacionados ao poliovírus tipo 2 derivado de uma cepa vacinal que circulou no Egito em 2023, disse a entidade de saúde.

O que você está lendo é [OMS está muito preocupada com possíveis epidemias em Gaza].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...