Acredite no Hamas

Otavio Frias Filho foi um radical defensor da liberdade de expressão. Mas foi também obsessivo com a correção do que era publicado na 💥️Folha. Não à toa foi sob sua gestão como diretor de Redação do jornal a criação da seção Erramos, em 1991, o terror de repórteres e de colunistas, inexperientes e tarimbados.

Há poucos anos, eu arrastava mentalmente as correntes da vergonha por ter avaliado mal a informação de uma fonte e tive que carimbar o nome no purgatório da página A3, onde os erros são registrados na história. Na ocasião, o mestre Clóvis Rossi me disse o seguinte: "Cada vez que cometo um erro, penso em suicídio. Mesmo os erros que os outros nem percebem, mas que eu sinto como se houvesse um dedão enorme apontando para mim, com riso sarcástico e dizendo: 'Não pense que não é uma besta'. Demora para passar. Nem adianta lembrar que foi um erro só em 'x' anos. Sempre parece o 7 a 1. Mas passa".

O desconforto diminui, mas o medo do erro não nos abandona. Um colunista jamais deve afrouxar o compromisso com os fatos, sua opinião não se forma sem que as bases de suas informações sejam sólidas. O "erramos" continua onde sempre esteve, à espreita de um deslize. A 💥️Folha continua, ao que tudo indica, zelosa pelo material que publica. Não considero incomum o pedido de checagem de um dado, de uma fonte, uma declaração. É o bom jornalismo.

Assim como Otavio, sou ferrenha defensora da liberdade de expressão, mas lamento que o mesmo rigor com a informação não seja adotado pelo jornal ao dar espaço a quem derrama platitudes e escreve qualquer bobagem sem sustentação. No artigo "Gaza entre o silêncio e as fake news" (15/7), Salem Nasser se mostra aborrecido porque o grupo terrorista Hamas é chamado de "grupo terrorista", diz que lê nesta 💥️Folha "sobre um mundo representado, não sobre o real". Vai além: diz que eu "insisto" em relatar episódios que "não aconteceram no dia 7 de outubro". Segundo o autor, as fontes que menciono, New York Times, ONU e BBC, desmentiram as notícias sobre violência sexual.

O que você está lendo é [Acredite no Hamas].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...