Ninguém gosta de pagar impostos, mas todo mundo adora dar uma gargalhada

Ninguém gosta de pagar impostos. Ninguém gostava em Vila Rica em 1789. Ninguém gostava naquelas treze colônias na América do Norte em 1760. Nem Jesus pareceu muito feliz ao dar a César o que era de César. Não é um fenômeno recente. E não vai mudar.

Mais ou menos cinco anos atrás, eu resolvi explicar tributário em uma linguagem simples e objetiva usando imagens em movimento quase sempre engraçadinhas —os gifs. Minha ideia era fazer com que um tema árido e técnico pudesse ser compreendido (e discutido!) mesmo que a pessoa não tivesse um prévio conhecimento técnico sobre a matéria.

Levar o Direito Tributário para mais perto daqueles que deveriam ser os maiores interessados: todos nós que pagamos tributos.

Não pensem vocês que foi fácil. Nos primeiros anos, precisei recorrer ao anonimato. As críticas, o tom sarcástico, as piadas, eu sabia que nada disso seria "aceito" por aqueles que, de uma certa maneira, se acham especiais demais para dar uma gargalhada em meio ao caos.

Eu sou capaz de nomear pouquíssimas coisas mais enfadonhas do que falar de imposto. É chato, é difícil, e, pior, é como se representasse um boleto na vida das pessoas. Aquele dinheiro que simplesmente vai embora.

E não se enganem, as pessoas que moram em países com altíssimo retorno em políticas públicas e infraestrutura também não gostam de pagar imposto. Ninguém gosta de pagar imposto.

Leia mais

Na última semana a internet foi invadida por uma série de memes que debocham da obsessão contínua do governo em aumentar a arrecadação no país. Óbvio que o alvo fácil seria o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Até aí, nada de surpreendente.

A opção da equipe econômica do governo atual em respaldar a situação fiscal do país pelo aumento das receitas eventualmente cobraria a fatura. A figura do ministro nada mais é do que a personificação daquele que é responsável pelos anúncios dolorosos que, ao fim e ao cabo, impactam o bolso de todos os brasileiros.

Sim, o ministro não está fazendo nada diferente daquilo que lhe era esperado desde o anúncio do chamado Arcabouço Fiscal. E, adivinhem só, as pessoas cansaram. E, diferentemente de outros tempos, resolveram que não era o caso de um protesto. Era caso de piada.

O que você está lendo é [Ninguém gosta de pagar impostos, mas todo mundo adora dar uma gargalhada].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...