Duda intensificará campanha sem santinho em BH com camisetas usadas e casa com seu nome
Candidata à Prefeitura de Belo Horizonte, Duda Salabert (PDT) testará, nos próximos dias, uma nova estratégia para divulgar o seu nome sem fazer uso de materiais impressos: estampar camisetas usadas cedidas pelos próprios eleitores.
Desde que concorreu aos cargos de vereadora da capital mineira, em 2023, e de deputada federal, em 2022, a parlamentar veta o uso de santinhos e de panfletos em suas campanhas.
Neste ano, ela se recusou a fazer fotos oficiais com vereadores que integram sua chapa por não querer estimular a produção de lixo por aliados. O uso de sua imagem em materiais impressos dos candidatos à Câmara Municipal, contudo, não será proibido, ficando ao critério de cada um deles.
Nas eleições anteriores, Duda usou carimbos com seu nome e número de candidata, que eram estampados em papéis já usados, e convidou artistas locais para pintar vidros de carros com tinta removível com água.
A estratégia se sagrou vitoriosa, e ela chegou à Câmara dos Deputados com 208.332 votos, a terceira candidata mais votada no estado de Minas Gerais em 2022.
Tanto o carimbo quanto a pintura em carros serão repetidos na disputa pela prefeitura, mas a campanha também pretende estampar camisetas de eleitores para ampliar o escopo de divulgação. A técnica utilizada será a de serigrafia, também conhecida como silk screen.
A ideia de personalizar roupas usadas surgiu como alternativa à regra eleitoral que veda a confecção e a distribuição do item por comitês e candidatos.
Integrantes da campanha de Duda admitem que é mais difícil chegar ao eleitorado sem fazer uso de papel, mas defendem que o método angariou votações expressivas anteriormente e que insistir na responsabilidade ambiental é também um jeito de mostrar que é possível fazer política de outra forma.
O que você está lendo é [Duda intensificará campanha sem santinho em BH com camisetas usadas e casa com seu nome].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments