Em Berlim, Osesp se assume como uma orquestra modernista

O Musikfest de Berlim abre sua programação 2024 neste sábado (24) com um concerto da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, a Osesp.

Ainda mais importante do que participar do festival de verão europeu —momento mais despojado e descontraído do ano, quando as temporadas regulares entram em prolongadas férias—, tocar para o público alemão na sede da cultuada Orquestra Filarmônica de Berlim é um momento para se guardar na memória.

A turnê europeia da orquestra paulista é breve: começou sábado passado (17) em Santander, na Espanha, seguiu para Edimburgo, na Escócia, onde tocou na segunda-feira, passou por Amsterdam, na Holanda (na quarta) e, já na Alemanha, em Wiesbaden (na quinta), para fechar sábado em Berlim. Decolaram do Brasil 124 pessoas (sendo 110 músicos), juntamente com cinco toneladas de instrumentos e equipamentos.

Turnês contribuem para a evolução de um grupo musical. Os dias passados juntos na estrada, os ensaios extras, a experiência com diferentes públicos e acústicas, tudo colabora para que, na volta à Sala São Paulo, a qualidade musical se intensifique.

Esta é a sétima vez que a Osesp vai à Europa, tendo se apresentado anteriormente lá em 2003 e 2007, quando era dirigida por John Neschling, em 2010 sob a regência de Yan Pascal Tortelier —com performances memoráveis no Musikverein de Viena e na Grande Sala do Mozarteum de Salzburg. Em 2013 e 2016, sob a condução de Marin Alsop, que a levou ao Festival de Lucerna, ao londrino BBC Proms e à própria Philharmonie de Berlim, .

A presente tour é, portanto, a primeira viagem internacional sob o comando de Thierry Fischer, regente titular e diretor musical da orquestra desde 2023. Como é natural nesses casos, há diferentes peças sendo alternadas nos programas, segundo as necessidades e características de cada local.

O que você está lendo é [Em Berlim, Osesp se assume como uma orquestra modernista].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...