Megaestiagens podem isolar comunidades da amazônia, mostra novo estudo

As secas devastadoras que têm se repetido na amazônia ao longo das últimas décadas correm o risco de isolar comunidades ribeirinhas e indígenas, cujo acesso ao transporte normalmente é muito mais fácil pelos rios da região do que por estradas.

Uma newsletter com o que você precisa saber sobre mudanças climáticas

A conclusão vem de um estudo assinado por pesquisadores brasileiros, que avaliou ainda o impacto sobre o nível das águas durante as secas amazônicas extremas. A má notícia é que a altura mínima dos rios, típica do auge da estiagem, pode durar um mês a mais do que o normal nessas circunstâncias.

Publicado na revista especializada Communications Earth & Environment, o trabalho foi coordenado por Letícia Santos de Lima, do Instituto de Tecnologia e Ciências Ambientais da Universidade Autônoma de Barcelona.

Para chegar a essas conclusões, ela e seus colegas combinaram dados sobre a distribuição das comunidades locais, dos rios e das estradas da região amazônica, registros do nível dos cursos d’água ao longo do tempo e notícias sobre o impacto da seca por lá entre os anos de 2000 e 2023.

Na lista de localidades incluídas no estudo estão 2.521 aldeias indígenas e 3.259 assentamentos rurais. Em ambos os casos, cerca de 80% desses assentamentos estão a menos de 1 km de distância de algum rio na época das cheias, enquanto a maioria, também nos dois casos, fica a mais de 5 km de distância de alguma estrada.

A diminuição do acesso aos cursos d’água, portanto, pode atrapalhar muito o acesso dessas comunidades a serviços essenciais como escolas, postos de saúde e comércio de alimentos.

A maioria das localidades sob risco de isolamento quando o nível da água baixa muito (80,8% do total) fica no estado do Amazonas, seguido pelo Acre (8,6%). Neste ano, o governo do Amazonas já decretou situação de emergência em 20 municípios nas calhas dos rios Juruá, Purus e alto Solimões. A previsão é que a seca de 2024 supere a do ano passado.

O que você está lendo é [Megaestiagens podem isolar comunidades da amazônia, mostra novo estudo].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...