Como é que eu peguei isso?

O taxista perguntou se eu era aquele médico da TV, disse que estava com um probleminha.

Receba no seu email uma seleção de colunas e blogs da Folha

Quando faço palestras para estudantes de medicina explico que devem se preparar para dar consultas nos ambientes mais inusitados. Em reuniões sociais, almoços de domingo com a família, festas de casamento, estádios de futebol, no bar com os amigos... Sempre haverá alguém que aproveite a oportunidade para lhes trazer um problema de saúde.

Insisto que devem tomar cuidado com o que respondem. Se a prática da medicina já é difícil quando ouvimos o histórico da doença, examinamos o paciente e analisamos as imagens e os exames laboratoriais, imaginem fazer diagnósticos e indicar tratamentos no meio de uma balada ou no burburinho do botequim.

Meu caso é mais delicado. O trabalho educativo que faço há 25 anos na televisão expõe minha imagem na sala de jantar das famílias. Num país em que o acesso à assistência médica nem sempre está ao alcance, é fácil entender porque tantos me fazem perguntas sobre doenças e comportamentos que afetam a sua saúde e a dos familiares.

Boa parte das vezes, as dúvidas são simples: "Quanto devo tomar de água?" "É melhor fazer exercício de manhã ou à noite?" "Beber cerveja todo dia faz mal?" "Como faço para largar do cigarro?".

Outras vezes as questões envolvem problemas complexos, impossíveis de resolver em consultas-relâmpago. Minha tia tem câncer de mama e o médico receitou quimioterapia, precisa mesmo? Meu avô anda muito esquecido, é Alzheimer? Meu sobrinho nasceu com mutação no cromossomo 16, vai conseguir levar vida normal?

O WhatsApp agravou a situação porque pôs os médicos à disposição dos parentes, vizinhos e amigos. Durante a pandemia, o marido de uma paciente que eu tinha consultado apenas uma vez enviou uma mensagem que começava assim: "Doutor, o irmão de uma prima em segundo grau da minha mãe foi diagnosticado com mieloma, tem cura?".

O que você está lendo é [Como é que eu peguei isso?].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...