Faculdade de Direito da USP investiga pichações de suástica em mesas, portas e cartazes
A diretoria da Faculdade de Direito da USP (Universidade de São Paulo) realiza uma investigação interna em busca do autor ou dos autores de pichações de suásticas nazistas em vários ambientes do prédio no largo São Francisco, no centro de São Paulo.
De acordo com o diretor da faculdade, Celso Campilongo, as inscrições em mesas, na porta do elevador e em placas metálicas foram feitas entre o Natal do ano passado e o Ano Novo do ano passado, mas as ações têm se tornado algo contínuo, com desenhos de suásticas em cartazes fixados nas paredes.
"A gente tem percebido algo continuado. É fácil a gente aferir isso pelos cartazes, porque os cartazes são colocados geralmente às vésperas de um evento, eu vou ter um seminário, um palestrante, um congresso qualquer, então os cartazes são colocados mais ou menos na véspera desses eventos, e eu vejo inscrições nessas coisas. Então são [atos] continuados e alguns mais recentes", disse o diretor.
Duas salas que foram vandalizadas com suásticas haviam passado por restauração pouco antes. As mesas pichadas também eram novas.
"Nós temos câmeras espalhadas aqui pela faculdade, mas nenhuma delas captou nada suspeito ou alguém fazendo uma inscrição", disse Campilongo. A suspeita é de que a pessoa ou as pessoas envolvidas conhecem o ambiente e sabem como escapar do monitoramento.
A Faculdade de Direito não possui catraca para acesso, ou seja, é livre o acesso do público em geral além de professores, alunos e funcionários. "No período de férias, é comum também que eu tenha muitos visitantes à faculdade, tem muita gente que vem aqui visitar, quer conhecer o prédio da faculdade porque quer estudar aqui, então tem um acesso mais ou menos franqueado."
Campilongo afirmou que, assim como o prédio, os elevadores são tombados, o que dificulta a realização de uma reforma para a remoção das suásticas. Já os cartazes são removidos assim que identificado o problema.
O que você está lendo é [Faculdade de Direito da USP investiga pichações de suástica em mesas, portas e cartazes].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments