Umidificador de ar ameniza os efeitos do tempo seco; veja cuidados para usar

O umidificador de ar pode ser um grande aliado para aliviar os efeitos do tempo seco, mas é preciso saber usá-lo corretamente.

A seguir, tire suas dúvidas sobre o aparelho.

Umidificador de ar

Quando usar o umidificador?

Quando a umidade relativa do ar estiver baixa. Não é preciso esperar ter algum sintoma, como garganta seca ou dificuldade na respiração, para utilizar o equipamento, afirma Marcelo Rabahi, pneumologista do Hospital Israelita Albert Einstein.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) estabelece que índices de umidade relativa do ar inferiores a 60% não são adequados para a saúde humana. O CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), da Prefeitura de São Paulo, utiliza uma escala que aponta os níveis de criticidade da umidade do ar, classificados em atenção (entre 21% e 30%), alerta (entre 12% e 20%) e emergência (abaixo de 12%).

Todos podem sofrer os efeitos do tempo seco, especialmente os idosos e as pessoas com doenças respiratórias. "Para quem tem algum problema como asma, bronquite ou enfisema, que já tem o sistema respiratório fragilizado, essas situações funcionam como gatilho para a piora do quadro", diz o médico.

Quem fica muito tempo dentro de ambientes com ar-condicionado também pode se beneficiar do uso do aparelho. "O ar-condicionado é um desumidificador. Ele tira o calor de dentro do ambiente e faz a condensação da água, que fica na bandeja ou pinga. Então, ele resseca o ar", explica Leonardo Cozac, engenheiro especialista em qualidade do ar interno e presidente da Brasindoor (Sociedade Brasileira de Meio Ambiente e Controle de Qualidade do Ar de Interiores).

Como escolher o umidificador?

A maioria dos aparelhos vendidos hoje no país tem sistema ultrassônico, que gera uma névoa fria. Antes de comprar, é interessante verificar a capacidade do reservatório, potência em relação ao tamanho do ambiente e facilidade de limpeza do equipamento. Há alguns modelos que têm funções extras, como ajuste de intensidade e timer.

Cozac reforça a importância de escolher um produto de qualidade e tomar cuidado com itens importados muito baratos, comprados pela internet, que podem não ter passado por testes de segurança. "Estamos falando de um produto para a saúde. Não sabemos que material pode ter sido usado, se há risco de incêndio ou de outros problemas."

Os preços podem variar bastante, mas há diferentes opções entre R$ 120 e R$ 300.

Pode colocar água da torneira no umidificador?

Não é recomendado. Os fabricantes indicam abastecer o aparelho com água filtrada. "Sujidades podem estar presentes na água não filtrada, vinda, por exemplo, diretamente da rede de abastecimento ou proveniente de caixa d'água", afirma Jacques Krause, diretor de produtos e comércio exterior da Mondial.

Já Cozac afirma que, se for possível, o ideal mesmo é ferver a água e esperar que ela volte à temperatura ambiente para utilizá-la no umidificador. "É uma maneira de eliminar micro-organismos, porque essa água vai entrar no sistema respiratório", diz.

"Existem bactérias, especialmente a Legionella, que, se você beber na água, não vão fazer mal à saúde. Mas, ao inalá-las, são grandes causadoras de doenças respiratórias", completa.

O que você está lendo é [Umidificador de ar ameniza os efeitos do tempo seco; veja cuidados para usar].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...