Datafolha: Nunes (24%) e Boulos (23%) mantêm liderança pela Prefeitura de São Paulo

A mais recente pesquisa do Datafolha sobre a disputa pela principal prefeitura do país, São Paulo, aponta um cenário de estabilidade em que seguem à frente Ricardo Nunes (MDB), com 24%, e Guilherme Boulos (PSOL), com 23%.

O segundo lugar é disputado por um pelotão de nomes embolados tecnicamente, dentro da margem de erro de três pontos para mais ou menos.

Abre esse grupo o apresentador José Luiz Datena (PSDB), com 11%, o ex-coach Pablo Marçal (PRTB), com 10%, a deputada federal Tabata Amaral (PSB), com 7%, e Marina Helena (Novo), com 5% —essa última descolada de Datena, já que estão no limite máximo da margem de erro, em um empate improvável.

Mais atrás do grupo está o deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil), com 3%. Por fim, há na lanterna, com 1%, João Pimenta (PCO), Fernando Fantauzzi (DC) e Altino (PSTU). Declaram votar em branco, nulo ou em ninguém 10%, e 3% afirmaram não saber ainda a quem vão apoiar.

Numericamente, o prefeito Nunes trocou de posto com o deputado federal Boulos, em relação ao levantamento anterior do instituto, feito no fim de maio.

Na atual pesquisa, foram ouvidos 1.092 eleitores de terça (2) a quinta-feira (4). A pesquisa, encomendada pela 💥️Folha, foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número SP-001178/2024.

O quadro permaneceu estável neste mês, com algumas outras variações dentro da margem de erro. Datena e Marçal, por exemplo, oscilaram três pontos para cima, enquanto Tabata e Kim foram um para baixo, e Marina, um para cima.

Na pesquisa espontânea, há também estabilidade. Nela, quando o eleitor indica em quem vai votar sem ter os nomes de postulantes à disposição, Boulos tem 14%, Nunes, 8%, "o atual prefeito", 3%, Marçal, também 3%, Datena e Tabata, 2%. Kim vem com 1%. Um total de 55% diz não saber ainda em quem votar.

As posições irão acirrar as discussões acerca das candidaturas agora em julho. No dia 20 é aberta a temporada de convenções partidárias para definir nomes, que se encerra em 5 de agosto.

Dos nomes colocados, os de Datena e de Kim são os vistos como mais incertos. O apresentador, por seu histórico de desistências na última hora. O deputado, porque seu partido deverá apoiar Nunes, salvo uma reviravolta envolvendo o cacique da sigla, o presidente da Câmara Municipal, Milton Leite.

Assim, o Datafolha questionou os eleitores acerca de um cenário sem os dois. Nele, a ordem dos fatores não se altera, apenas a pontuação nominal: Nunes tem 26%, Boulos, 25%, Marçal, 12%, Tabata, 9% e Marina Helena, 7%.

Os votos de Datena migram principalmente para Nunes (20%), Boulos (15%), Marina (10%) e Marçal (8%). Sem Kim, Marçal é o principal beneficiário, chegando a liderar a corrida entre os mais jovens (22%) ao lado do psolista e do prefeito.

Os olhos se voltam assim para o apresentador, que em pesquisas internas do PSDB tem aparecido mais bem colocado. Sua filiação ao partido fazia parte de um jogo em que Tabata o queria como vice, mas ao fim a deputada está ficando isolada, já se queixando de traição enquanto mantém a opção de uma aliança.

O que você está lendo é [Datafolha: Nunes (24%) e Boulos (23%) mantêm liderança pela Prefeitura de São Paulo].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...