Morre Clery Cunha, cineasta de Joelma 23º Andar e O Rei da Boca, aos 85 anos

Morreu nesta quinta-feira o cineasta Clery Cunha, conhecido por trabalhos como "Os Desclassificados", com Hélio Souto e Joana Fomm num suspense inspirado em um crime real, e "Joelma 23º Andar", filme com Beth Goulart, que reconta o incêndio do edifício Joelma, em São Paulo, e que o sagrou como pai do cinema espírita.

Cunha, que tratava um câncer, tinha 85 anos e morreu em casa, em São Paulo.

Nascido em Leopoldo de Bulhões, em Goiás, ele começou sua carreira em 1956, como operador de cabo da TV Tupi. Após os trabalhos na área técnica, foi ator em programas como o "TV de Vanguarda", seguido de trabalhos no teatro —atuando em "Sorocaba Senhor" e "O Amor Venceu", dirigindo "Pluft, o Fantasminha" e "Entre Quatro Paredes"—, além de ter sido produtor de rádio.

Mas foi o cinema que deu a maior projeção ao artista. Um dos seus maiores sucessos foi "Joelma 23º Andar", de 1980, que misturou cenas ficcionais com imagens reais da tragédia no edifício que sofreu um incêndio em 1974.

O que você está lendo é [Morre Clery Cunha, cineasta de Joelma 23º Andar e O Rei da Boca, aos 85 anos].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...