A inflação dos EUA está sumindo na estatística e na política

A semana passada foi cheia de discursos. A maioria dos que atraíram atenção nos EUA foram na Convenção Nacional Democrata, culminando no grande momento que a vice-presidente Kamala Harris aceitou ser candidata à presidência, na quinta-feira (22).

Mas houve outro discurso importante na sexta-feira (23): a fala do presidente do Fed (Federal Reserve, o BC dos EUA), Jerome Powell, no encontro anual em Jackson Hole, Wyoming.

Sim, as observações de Powell foram de particular interesse para os investidores em busca de pistas sobre a futura política monetária. Mas, embora seu discurso tenha sido rigorosamente apolítico, teve importantes implicações políticas. Pois o que estamos vendo, eu diria, é a inflação desaparecendo —não apenas nos dados, mas também como uma questão política. E isso, é claro, é uma ótima notícia para os democratas.

Sobre o discurso de Powell: Ele observou que a taxa de inflação diminuiu muito desde que atingiu o pico em 2022 e mostrou confiança de que está no caminho certo para atingir a meta de 2% do Fed —e por que está chegando lá sem o desemprego em massa que alguns economistas afirmavam ser necessário.

A queda da inflação praticamente garante que o Fed cortará as taxas de juros na reunião do próximo mês, embora o tamanho do corte seja incerto.

Leia também

O que trouxe a inflação para baixo? Como muitos economistas, incluindo eu, Powell acredita que a inflação foi amplamente causada por "distorções relacionadas à pandemia" e que "o fim do impacto causado por esses fatores levou muito mais tempo do que o esperado, mas, em última análise, desempenhou um grande papel na subsequente desinflação."

Embora Powell não tenha dito isso de forma explícita, essa análise implicitamente exonera o governo Biden. Muitas pessoas, como Elon Musk —que, após demonstrar sua perspicácia política no ano passado ao apoiar Robert Kennedy Jr., recentemente decidiu que é um especialista em macroeconomia— atribuem a inflação aos gastos do governo na era Biden. A discussão de Powell sugere, no entanto, que a política fiscal desempenhou, no máximo, um papel secundário.

Mas poucos eleitores acompanham os discursos do Fed; eles vão parar de culpar os democratas pela inflação?

Não necessariamente. Pesquisas sugerem que a relevância política da inflação e da economia em geral tem diminuído. Provavelmente é tarde demais para convencer os eleitores de que os democratas fizeram um bom trabalho na gestão econômica, embora isso seja verdadeiro —no geral, os EUA superaram outras nações ricas, alcançando um crescimento muito alto sem uma inflação tão alta. Mas a economia parece cada vez menos ser o trunfo que os republicanos esperavam.

O que você está lendo é [A inflação dos EUA está sumindo na estatística e na política].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...