Plano contra desastres em Porto Alegre terá totens equipados com estação meteorológica e sirene

O escritório de reconstrução e adaptação climática de Porto Alegre anunciou nesta quarta-feira (28) detalhes do novo plano de monitoramento de condições climáticas e o protocolo de resposta e mitigação do impacto de enchentes.

Os equipamentos e as estratégias devem ser adotados nos próximos meses para qualificar o sistema de prevenção a desastres hidrológicos, que falhou ao não conseguir proteger a capital gaúcha da cheia do lago Guaíba.

O plano de monitoramento e medição prevê a instalação de dez totens eletrônicos em diferentes regiões da cidade, equipados com estações meteorológicas e alto-falantes para reprodução de alertas em áudio ou sirenes, microfones, câmeras com visão 360º e sinalizações luminosas.

O prazo estimado para instalação dos equipamentos, de acordo com o escritório de reconstrução, secretaria excepcional subordinada à Prefeitura de Porto Alegre, é até dezembro.

Segundo o órgão, os totens vão medir índice de chuva por sensor óptico e outros fatores climáticos, como velocidade e direção do vento, umidade, qualidade do ar e radiação solar.

Os totens serão instalados nas ilhas da Pintada e dos Marinheiros, nas imediações dos arroios Passo das Pedras, Sarandi, Moinho e Guarujá, na barragem Lomba do Sabão, em uma praça no bairro Humaitá e nas proximidades da orla do Guaíba no bairro Lami.

"Os totens possuem emissão de alerta de emergências totalmente conectado e integrado ao plano de contingências, tanto ao existente e, no momento em que ele for atualizado, ao futuro plano", disse Rovana Reale Bortolini, diretora de projetos e políticas de sustentabilidade da Smamus (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade).

O que você está lendo é [Plano contra desastres em Porto Alegre terá totens equipados com estação meteorológica e sirene].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...