Greve de motoristas e cobradores de ônibus em São Paulo é suspensa

Em uma reviravolta, a greve de motoristas e cobradores de ônibus da cidade de São Paulo, que deveria começar à 0h desta quarta-feira (3), foi suspensa no fim da noite desta terça-feira (2).

A informação foi dada pelo presidente da Câmara Municipal, Milton Leite (União), e confirmada por sindicalistas.

A mudança ocorreu pouco depois das 22h desta terça, após intervenção do vereador, que se reuniu em seu gabinete na Câmara com representantes do Sindmotoristas —que representa a categoria— e da SPUrbanuss, o sindicato patronal, para costurar um acordo.

A confirmação inicial da greve ocorreu após uma sequência de reuniões entre o Sindmotoristas, o sindicato patronal e representantes de órgãos públicos.

Uma nova assembleia deve ocorrer na tarde desta quarta-feira para definir o que foi acordado na reunião na Câmara. Haverá uma outra reunião na Câmara no próximo dia 10 para tentar acertar o que ficou pendente.

"As três partes estão satisfeitas. Funcionários, patrões e o prefeito. Não haverá greve", afirmou Leite.

No acordo desta terça ficou definido que a categoria terá reajuste salarial de 3,6%, retroativo a 1º de maio —o índice deverá subir em setembro, a partir do Salariômetro, levantamento feito pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas e estima-se que fique próximo de 5%, também retroativo.

O vale-refeição passará para R$ 35,50 e não será mais descontado do holerite, segundo a assessoria do sindicato.

Ainda ficou acertado que a jornada de trabalho será 6h30 trabalhadas e 30 minutos de intervalo remunerado, uma das principais reivindicações.

De acordo com presidente da Câmara, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) foi informado do acordo —na sua agenda para esta quarta, ele iria acompanhar a greve logo pela manhã no Centro de Operações da SPTrans, estatal que administra o transporte público municipal.

"O diálogo e consequentemente a suspensão da greve demonstra respeito a população que depende do transporte público", disse o prefeito.

O que você está lendo é [Greve de motoristas e cobradores de ônibus em São Paulo é suspensa].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...