Joe Biden diz que fica na campanha, mas erosão de apoio aliado é evidente

Não são mais sinais de fumaça, são visíveis e múltiplos focos de incêndio. A candidatura de Joe Biden, ferida pelo desempenho debilitado e errático do presidente no debate com Donald Trump, na quinta-feira (27), é abertamente questionada por seus aliados e admiradores.

Nesta quarta (3), um amigo (da onça?) do presidente vazou para o jornal The New York Times uma conversa imediatamente interpretada como o momento em que ele jogou a toalha. Biden teria admitido que não poderia mais disputar a reeleição se não convencesse logo o público de seu vigor e competência mental para completar um segundo mandato.

Em poucas horas, a Casa Branca negou a versão do Times, afirmando para membros da campanha e para a imprensa reunida na entrevista coletiva diária que Biden continuava candidato.

Mas novas pesquisas realizadas após o debate registram aumento da vantagem do republicano Donald Trump sobre Biden.

Doadores ameaçam secar a torneira de financiamento. Políticos democratas eleitos, que só se manifestavam no anonimato, começam a mostrar a cara pedindo a Biden que salve o legado real e progressista de sua Presidência de uma agenda de terra arrasada com uma vitória de Trump.

Receba no seu email uma seleção semanal com o que de mais importante aconteceu no mundo

No topo das preocupações de deputados, senadores e governadores está a ameaça de um presidente letárgico contaminar as outras disputas legislativas e entregar o apertado controle do Senado aos republicanos.

É um cenário dantesco para qualquer eleitor –democrata ou republicano— que defenda a democracia constitucional e a independência entre os Três Poderes: Câmara, Senado e Casa Branca dominados por Trump, com o ativismo de seus seis juízes-engraxates na Suprema Corte desmontando a República.

Os argumentos para Biden sair da corrida adquiriram um tom mais urgente depois que a Suprema Corte pisoteou a Constituição e decidiu que a imunidade de Donald Trump, alvo de dezenas de acusações de crimes, é comparável à de um monarca.

O que você está lendo é [Joe Biden diz que fica na campanha, mas erosão de apoio aliado é evidente].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...