À frente da UE, Orbán pede cessar-fogo a Zelenski em Kiev

Em seu segundo dia à frente da presidência rotativa de seis meses da UE (União Europeia), o premiê húngaro, Viktor Orbán, fez uma visita surpresa a Kiev nesta terça (2) e pediu que os ucranianos considerem um cessar-fogo para tentar iniciar negociações de paz com a Rússia.

Foi a primeira vez que Orbán, o líder europeu mais próximo de Vladimir Putin, visitou seu vizinho invadido pelos russos em fevereiro de 2022. Ele conversou com Volodimir Zelenski. "Pedi ao presidente que considere a possibilidade de um cessar-fogo rapidamente, limitado no tempo para permitir acelerar negociações", afirmou a repórteres.

"O objetivo da Presidência húngara é contribuir para solucionar os desafios à frente da UE. Por isso minha primeira viagem foi a Kiev", disse o premiê.

Zelenski não comentou a oferta. Ele falou da ideia de uma segunda conferência internacional de paz, apesar de a primeira, realizada mês passado na Suíça, ter sido basicamente um encontro de seus apoiadores —e mesmo assim, sem consenso sobre termos do documento final. Mas lembrou que a Hungria assinou o papel.

Antes do fim do encontro, o Kremlin minimizou a viagem. "Ele está apenas cumprindo seu papel", disse o porta-voz Dmitri Peskov acerca de Orbán e negando ter havido qualquer contato entre o húngaro e Putin antes da visita.

A declaração visa a servir de vacina para os políticos ucranianos e europeus que verão na iniciativa de Orbán uma missão dada por Putin. O que ele e Zelenski conversaram em privado, em torno de uma mesa pequena de madeira, não se sabe ainda.

O que você está lendo é [À frente da UE, Orbán pede cessar-fogo a Zelenski em Kiev].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...