Crise hídrica é tema de debate na Comissão de Minas e Energia na terça

Niveis de baixos de água

A falta de água e o consequente acionamento de usinas térmicas deve aumentar o custo da energia para os consumidores (Imagem: Rodrigo Chagas/Prefeitura de Pelotas-RS)

A Comissão de 💥️Minas e Energia da 💥️Câmara dos Deputados discute, na próxima terça-feira (15), a crise hídrica que atinge o País.

Na semana passada, o 💥️Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS💥️), órgão do setor que monitora as condições de geração de energia no 💥️Brasil, divulgou uma nota técnica alertando para os níveis críticos de armazenamento, até o final do ano, dos reservatórios das usinas hidrelétricas que atendem os subsistemas Sul e Sudeste/Centro-Oeste.

“O Brasil vive a maior crise hidrológica da história e pode ter problemas com o fornecimento de eletricidade com efeitos deletérios para a sociedade e para a economia nacional”, afirma o deputado Christino Áureo (PP-RJ), um dos proponentes do debate.

Ele lembra que a falta de água e o consequente acionamento de usinas térmicas deve aumentar o custo da energia para os consumidores.

“As consequências dessa crise podem afetar a inflação e o crescimento do 💥️PIB“, alerta o deputado Danilo Forte (PSDB-CE). “Segundo os analistas, existe ainda o perigo de blecautes e de racionamento nos meses de seca que estão por vir.”

💥️Debatedores

Foram convidados para discutir o assunto com os deputados:
& o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Thiago Barral;
& o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Clezio Marcos de Nardin;
& o presidente da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), Marcos Madureira; e
& representantes do Ministério de Minas e Energia, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), da Agência Nacional de Águas (ANA) e do ONS.

O que você está lendo é [Crise hídrica é tema de debate na Comissão de Minas e Energia na terça].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...